Bispo de Picos reúne-se com diáconos para partilha de experiências

O bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (08/06) com os diáconos transitórios Marcos Vinicius Rocha Araújo, que está vivenciando o diaconado na Paróquia São José Operário em Picos-PI, e Vanderlan da Silva Félix de Lima, que está na Paróquia Nossa Senhora dos Humildes em Paulistana-PI.

A reunião que se deu por videoconferência iniciou-se com um momento de oração da Liturgia das Horas e teve como objetivo a partilha fraterna das experiências vividas. Os diáconos destacaram que neste período de isolamento social, no qual os fiéis não podem ir às igrejas, é possível observar uma grande sede de Deus que brota no coração do povo. E citaram exemplos de pessoas que passando pelo templo fazem suas orações e têm feito propósitos também de participarem semanalmente da Santa Missa aos domingos após a pandemia.

O bispo diocesano recebeu com contentamento a sensibilidade dos diáconos para com o povo de Deus e chamou a atenção para a outra parcela dos fiéis que não têm se manifestado nas redes sociais das paróquias, dando um possível sinal de indiferença ou afastamento da religião. Esse fator deve ser também uma preocupação dos ministros ordenados quando os templos reabrirem. Será preciso desenvolver formas de pastoreio que tragam novamente estes fiéis para o seio da comunidade.

Perguntados sobre a importância de se reunirem mensalmente com o bispo, mesmo que por videoconferência, o Diác. Vanderlan Silva disse que “partilhar o meu ministério diaconal com o Bispo e com o meu irmão diácono, ao tempo que tenho também a oportunidade de escutar as suas experiências, é um exercício de renovação espiritual e pastoral que enche o meu coração de alegria e esperança”. O Diác. Marcos Vinicius destacou que “estes momentos fraternos nos ajudam a perceber que mesmo distantes uns dos outros não estamos sozinhos. Seguimos firmes e unidos pela oração e pela esperança. Caminhar juntos sempre foi um testemunho dos cristãos. Pois a união entre o povo de Deus e o próprio Cristo é a força da Igreja na hora das tribulações”.

Sobre as ordenações presbiterais do Diác. Marcos Vinícius e Diác. Vanderlan da Silva que estavam agendadas para os dias 09 e 10 de julho, Dom Plínio falou que, por conta deste tempo de pandemia, não poderão acontecer nas datas previstas. Logo que passe este momento difícil de isolamento social, serão marcadas outras datas.

Ao final da reunião rezaram juntos a oração da Ave Maria, confiando-se à proteção de Nossa Senhora, sempre tão companheira e fiel para com os seus filhos. Neste período de grande dor e cheio de incertezas que passa a humanidade, Maria Santíssima conduz todos que a ela recorrem ao Coração do seu Divino Filho, fonte de ternura e de misericórdia.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email