Entre os dias 24 a 27 de outubro de 2024, a Paróquia Santo Antônio, localizada em Santo Antônio de Lisboa – PI, recebeu a 1ª Visita Pastoral de Dom Plínio Luz, bispo diocesano de Picos. Evento marcou um importante momento de aproximação entre o Bispo e os fiéis da Paróquia.
No primeiro dia, Dom Plínio Luz dedicou-se a conhecer o ambiente educacional local, visitando o CETL Maria de Carvalho e o Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues. O bispo também se encontrou com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, visitando a Prefeitura Municipal e realizando reuniões com diversas comunidades paroquiais.
Nos dias subsequentes, Dom Plínio continuou suas visitas, participando de encontros com os conselhos paroquiais de Pastoral, Econômico e Comunitários, além de interagir com as crianças da Catequese, os crismandos e a juventude. Ele também dedicou tempo para visitar os idosos e doentes da Paróquia.
Durante toda a visita, Dom Plínio esteve acompanhado pelo pároco da Paróquia, Pe. Francisco Regis, que expressou sua alegria em receber o bispo, ressaltando a importância desse encontro: “Ele que é o sucessor do colégio apostólico veio para nos confirmar em nossa fé, nos orientar e nos ajudar a nos percebermos cada vez mais como discípulos missionários de Jesus.”
A leiga Vanusa Lima Batista também compartilhou sua satisfação: “Nós da Paróquia Santo Antônio queremos expressar nossa alegria por ter nosso Bispo Diocesano aqui entre nós por quatro dias.”
Em sua fala, Dom Plínio comentou: “Nesses 20 anos e 6 meses que estou aqui na Diocese, uma experiência que me encantou foi a Visita Pastoral, pois é uma oportunidade de ir ao encontro do povo e conhecer a realidade. Com esta visita, completo 54 visitas em toda a Diocese. Este ano de 2024, já realizei 9 visitas, e ainda falta mais uma para encerrar o ano.”
A visita de Dom Plínio Luz à Paróquia Santo Antônio marcou um momento de renovação da fé e fortalecimento da comunidade, evidenciando a importância da presença pastoral e do diálogo com os fiéis.
Confira relatório geral abaixo:
Confira fotos abaixo: