Nesta terça-feira, 08 de julho de 2025, o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, acompanhado dos padres do Zonal 7 da Diocese de Picos, realizou um dia de missão pastoral nos municípios de Marcolândia, Caldeirão Grande, Curral Novo e Simões. A ação teve como foco as regiões onde se concentram grandes projetos econômicos, como usinas de energia eólica e solar, atividades de mineração e a construção da Ferrovia Transnordestina.
A iniciativa partiu do Seminário em preparação para a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, na cidade de Bom Jesus. O principal objetivo foi visitar as famílias dessas regiões e escutar suas experiências e desafios vividos após a implementação dos projetos.

O dia missionário teve início às 6h da manhã com a celebração da Santa Missa na Serra da Batinga, no município de Caldeirão Grande do Piauí. Em seguida, o bispo e os padres visitaram algumas comunidades, reunindo-se com moradores para ouvir seus relatos sobre os impactos positivos e negativos causados pelos empreendimentos.
Padre Gildo Coelho, referencial da Comissão Sociotransformadora da Diocese de Picos, comentou “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer de perto a realidade desse povo, os benefícios e os malefícios que esses grandes projetos trouxeram para o povo de Deus desta região”.

Kalleb Oliveira, coordenador de Meio Ambiente e Sustentabilidade, também participou de uma das reuniões e elogiou a iniciativa “Parabenizo a Igreja Católica por realizar este dia de missão, conversando olho no olho, com transparência, o que é extremamente importante para a construção do diálogo e do elo com as comunidades”.

Moradora da comunidade Baixio dos Belos, em Curral Novo, Maria Leidiane Damasceno ressaltou a importância da visita pastoral “Esse encontro do bispo e dos padres com a comunidade foi de extrema importância para nós, pois aqui temos dois grandes projetos que causam muitos impactos: a Transnordestina e o minério de ferro”.
A missão foi encerrada às 17h com a celebração da Santa Missa na comunidade Baixio dos Belos. No encerramento, Dom Plínio José destacou a importância da escuta pastoral “Terminamos uma jornada de um dia inteiro de visitas com os padres do Zonal 7, nas áreas onde se concentram grandes projetos que causaram muitos impactos ao povo. Ouvimos e conversamos com essa gente tão querida, que passou por momentos de sofrimento e alguns ainda passam, mas seguem cheios de fé.”

A Rádio Cultura FM de Picos acompanhou toda a missão, transmitindo os principais momentos ao vivo.
Confira fotos abaixo:
 
													 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								