Na noite de terça-feira, 01 de abril, o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José, entregou a Cruz Peregrina da 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí para o Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Soares. A cerimônia aconteceu no portal do município de São João da Varjota, às 19h, e contou com a presença da comunidade local, além da caravana que saiu da cidade de Picos para acompanhar esse momento de fé e devoção.
Após a entrega simbólica da Cruz Peregrina, os fiéis presentes seguiram em caminhada até a igreja São João Batista, onde foi celebrada a missa presidida por Dom Edilson Soares e concelebrada por Dom Plínio José, junto com os padres: Gildo Coelho, Cláudio Santana, Paulo Henrique, José Pio Feitosa, Julielmo Marques e Diego Santos.
A Cruz Peregrina, que está percorrendo as oito dioceses do Regional Nordeste 4, passando por diversas cidades e comunidades, é um dos principais momentos de preparação para a 16ª edição da Romaria da Terra e da Água, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de julho de 2025, na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. A Romaria, que mobiliza milhares de fiéis de todo o Regional, é um momento de reflexão sobre questões sociais e ambientais. Neste ano, a edição tem como tema “Ecologia Integral a Serviço da Vida” e o lema “Com carinho preparastes uma terra para os pobres” (Sl 69,11).
A peregrinação da Cruz tem como objetivo mobilizar e conscientizar as comunidades sobre a importância da preservação ambiental e a luta por uma sociedade mais justa e inclusiva. A iniciativa faz parte de um processo de preparação que envolve diversas etapas e ações em toda a região.
A Rádio Cultura Educativa FM fez a transmissão ao vivo, permitindo que os fiéis participassem ativamente do evento, mesmo à distância. Isso proporciona uma oportunidade para a comunidade acompanhar e refletir sobre o tema da Romaria, contribuindo para o fortalecimento da fé e do compromisso com as causas sociais e ambientais.
Em entrevista, Dom Plínio expressou sua satisfação, destacando a importância da Cruz Peregrina: “Entregamos a Cruz peregrina da Romaria da Terra e da Água a Dom Edilson Soares, Bispo da Diocese de Oeiras, nessa cidade de São João da Varjota. O povo estava animado, e a participação foi expressiva. Eu volto a Picos muito animado, pois a cruz continua sendo uma motivação para o nosso povo seguir em direção a Deus.”
Por sua vez, Dom Edilson Soares se mostrou grato pela chegada da Cruz à Diocese de Oeiras: “Temos a graça e a satisfação de recebermos a Cruz das mãos de Dom Plínio, dos padres da Diocese de Picos e de vários fiéis que acompanharam o cortejo. A Diocese de Oeiras, a partir de hoje, 01 de abril, vai vivenciar o momento da pré-romaria em preparação para a Romaria. Enquanto a Cruz vai percorrendo as paróquias, as pessoas terão a oportunidade de refletir sobre o tema que trata da ecologia integral. Que a Romaria da Terra e da Água traga muitas oportunidades de reflexão e boas perspectivas para o nosso povo.”
A Cruz Peregrina da Romaria esteve em peregrinação pela Diocese de Picos durante os dias 6 a 31 de março, passando por todos os 8 zonais que compõem a Diocese de Picos.
Confira fotos abaixo: