Diocese de Picos realiza Romaria da Solidariedade em Região afetada pela Mineração

A Diocese de Picos em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas Diocesana e Regional, realizou durante os dias 04 e 05 de agosto, uma Romaria da Solidariedade com as famílias atingidas pela mineração na Região do Baixio dos Belos, em Curral Novo do Piauí.

Somar forças e dar apoio às famílias que estão enfrentando tamanho sofrimento ocasionado pela mineração foi um dos principais objetivos da Romaria. Leigo/as de diversas paróquias da Diocese, e várias outras instituições participaram ativamente das visitas e celebrações. O secretário da Cáritas Regional, Adonias Moura, ressaltou a importância da união das instituições neste momento. Confira no vídeo abaixo.

Para o integrante da coordenação estadual da CPT, Gregório Borges, durante os dois dias deu para perceber a aflição que o povo estão vivenciando. Confira no vídeo.

No primeiro dia foram feitas as visitas nas dez comunidades que estão diretamente envolvidas na zona do minério de ferro. Já no segundo dia, pela manhã, todos/as subiram o morro da Cruz, que tem 700m de altitude e ali fizeram a Celebração da Palavra, colocando diante de Deus e do povo as suas angústias, dores e sofrimento, mas na certeza de que pela fé e esperança tudo será resolvido da melhor maneira para as famílias.

“Estou muito feliz, pois tudo o que a gente planejou deu certo, o povo veio ao nosso encontro. O que eu digo pra todos é que devemos ter confiança e acreditar que buscar o apoio da Igreja foi o melhor caminho. Estamos nos sentindo mais leves, porque sabemos que não estamos sozinhos. Até as perturbações e pressões feitas por funcionários da Empresa Mineradora diminuíram, ou melhor, nunca mais apareceram depois que Igreja uniu suas forças com o povo destas comunidades”, ressaltou a moradora Maria Luzinete Coelho.

Na tarde do dia 05, a Romaria foi encerrada com a Santa Missa presidida pelo o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Flávio Santiago, vigário geral; Francidilso Silva, reitor do Seminário Propedêutico; Jonas Moura, pároco de Francisco Santos; Antônio Cristo, pároco de Marcolândia; Sebastião Santos, pároco de Ipiranga; Manoel Moura, administrador paroquial de Jaicós; Antônio Mendes, pároco de Jaicós; Espedito Oliveira, pároco de Monsenhor Hipólito; Paulo Rocha, administrador da Área Pastoral de Queimada Nova; Miguel Feitosa, pároco da paróquia São Simão e Pe. José Vicente Cordeiro da Diocese de Floriano.

149.JPG

O momento foi marcado pela solidariedade, confiança e esperança de todos. Padres de outras Dioceses, ao tomarem conhecimento, sensibilizados com a situação em que as famílias estão vivendo saíram de suas dioceses e vieram participar do evento. O Pe. José Aécio Cordeiro, da Diocese de Floriano, expressou o seu sentimento de participar da Romaria. Confira no vídeo abaixo.

O padre Vicente da Cruz, Administrador Paroquial da Paróquia Bom Jesus, de Nascente, Diocese de Salgueiro-PE, enfatiza o que lhe motivou a se unir a Diocese de Picos nesse momento. “Depois que passei a ser coordenador das Comunidades Eclesiais de Bases passei a me preocupar mais com as questões sociais e ao obter a informação sobre essa Romaria que a Diocese de Picos estava realizando, não poderia deixar de vir vivenciar este momento ao lado desse povo”, afirma.

Para Dom Plínio José, bispo diocesano de Picos, a situação vivenciada pelas famílias é bem delicada. “O povo realmente está aflito. Sabemos que a empresa Mineradora já tem toda a articulação na área da mineração, dispondo de tudo o que precisam para agir. Pelo poder de acesso à informação, eles já têm tudo que precisam. O povo, por sua vez, conta com o apoio da Diocese, CPT e Cáritas. E esse nosso apoio tem sido significativo para as famílias da área. Por isso, realizamos a Romaria da Solidariedade visitando todas as famílias e ouvindo seus testemunhos e apelos”, explica.

No final das atividades foram feitos alguns encaminhamentos que darão continuidade a luta entres eles a gravação de um Vídeo Documentário pela Pascom Diocesana. “Durante os dois dias a nossa Pascom realizou a filmagem de todos os momentos que vivenciamos e essas gravações foram de suma importância, pois faremos um Vídeo Documentário e enviaremos para nossas paróquias e comunidades mostrando para o mundo a realidade desse nosso povo”, disse o Pe. Miguel Feitosa, pároco da Paróquia São Simão, em Simões que acrescentou “Me sinto feliz em saber que tudo o que planejamos deu certo, as nossas famílias compareceram, e juntos, fizemos a nossa Romaria da Solidariedade acontecer”.

Depoimentos: Jucilene Silva

Acesse os links e confira todas as imagens e mais matérias relacionadas a mineração.

Imagens da Romaria

Audiência Pública

Primeiro dia da Romaria

Transnordestina e ação de Mineradoras

Romaria da Solidariedade

 

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email