Terceiro dia da Visita Pastoral Missionária no município de São Luís do Piauí -PI

Neste sábado (11/07), o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, cumprindo a programação no terceiro dia da Visita Pastoral Missionária que se realiza na paroquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede em Bocaina – PI, visitou as comunidades de Escondido, São Cristóvão, José de Barros, Santana, Unha de Gato e Borrachas, todas pertencentes ao município de São Luís do Piauí – PI. Na sede do município, reuniu se com representantes das pastorais, crianças e adolescência.

Na ocasião o Bispo ouviu o povo e suas respectivas histórias na caminhada pastoral desde a criação das comunidades. Em seus relatos, apresentaram os desafios enfrentados pelas famílias onde algumas delas foram obrigadas a deixar suas terras para buscar melhorias em outras regiões do País.

DSC_0660

Em suas falas, Dom Plínio destacou que a Visita Pastoral é uma atividade própria do bispo e que, neste ano de 2015,  faz parte das atividades do Ano Jubilar dos 40 anos da Diocese. “A Visita é um dever do bispo e um direito do povo”, afirmou. E continuou: “O povo não pode conhecer o bispo só ouvindo sua voz pela rádio ou até mesmo pela televisão. Todos têm o direito de conhecê-lo pessoalmente e conversar com ele. O bispo também precisa conhecer de perto o povo e sua realidade, seguindo o exemplo de Jesus, o Bom Pastor que afirma: “conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem” (Jo 10,14) ”.

Por onde passou, Dom Plínio falou da necessidade de por em prática a decisão da Assembléia Diocesana de 2013: “em cada comunidade deve ser constituído o Conselho Pastoral Comunitário”. O Conselho é o órgão responsável pela animação da pastoral e a distribuição dos diversos serviços na comunidade.

O Bispo destacou a importância de desenvolver o espírito de corresponsabilidade batismal dos fiéis  para que todos assumam como compromisso o que diz o tema do Ano Jubilar: “Ser Igreja, comunidade de comunidades, indo a todos e envolvendo a todos”.

Veja Todas as fotos aqui

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email