Com o tema “Somos enviados para servir” a Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Picos em comunhão com centenas de dioceses do Brasil celebrou na manhã deste sábado, (01/11), uma Missa em ação de graças aos 10 anos de existência da Pastoral.
A Celebração Eucarística aconteceu às 09:00h da manhã, na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios presidida pelo bispo de Picos e referencial da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional NE4, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Francisco Borges e Jonas Moura.
Em entrevista ao Jornal da Cultura FM dessa sexta-feira, (31/10), Dom Plínio José falou da importância de celebra a data.
“Essa celebração de comemoração dos 10 anos de existência da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil acontece no País todo. Nós já temos a Pastoral em 185 dioceses e todas vão fazer essa mesma celebração. Esse momento é uma benção para a longa vida, é um reconhecimento da vida dos nossos idosos que são pessoas que deram tudo de si para a Igreja e a sociedade” e acrescentou mais “No Brasil, nós podemos constatar que a nossa Igreja se faz presenta com essa ação de olhar para as pessoas da terceira idade, principalmente, os mais pobres que em muitos casos vivem uma vida de abandono. Mas, através da ação generosa dos nossos líderes que levam presença viva através de suas visitas, tem tornado esses momentos marcantes e saudáveis, dando até mas perspectiva de mais vida aos nosso idosos”, disse.
Para a líder, Antônia da Silva Borges, da comunidade Baixio, São José do Piauí, a cada visita realizada aos idosos é um aprendizado a mais adquirido “Quando a gente vai fazer as visitas, a gente pensa que vai levar alguma coisa para eles, mas na verdade nós fazemos é receber. São tantas histórias de vida que nos deixa com mais ânimo e, mas vontade de fazer mais pela Pastoral. Faço parte de outras pastorais, mas a Pastoral da Pessoa Idosa é a que me faz bem e me identifica”, ressaltou.
Já a coordenadora Rita de Cássia Macêdo, da Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana, ressaltou o seu contentamento em fazer parte da Pastoral da Pessoa Idosa “Me sinto realizada na Pastoral da Pessoa Idosa, sei que ainda temos muito que fazer, mas o que nos alegra é saber que aos poucos estamos fazendo ela, de fato, acontecer nas nossas paróquias e comunidades”, afirma.
Participaram da Santa Missa idosos, familiares, coordenadores e líderes paroquiais de todas as Paróquias da Diocese.
Origem da Pastoral:
A Pastoral da Pessoa Idosa é um organismo vinculado à CNBB, fundada no dia 05 de novembro de 2004 e surgiu de uma necessidade percebida pelos líderes da Pastoral da Criança que faziam visita domiciliar para acompanhar gestantes e crianças.
A Dra. Zilda Arns, na ocasião Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, percebeu a necessidade de se iniciar uma ação voltada ao público idoso. Por isso a PPI foi implantada a partir do mesmo modelo, da mesma metodologia da Pastoral da Criança.
Em Picos, a Pastoral da Pessoa Idosa foi implantada no dia 13 de dezembro de 2006, e graças ao bom desempenho da equipe já existe a Pastoral em todas as Paróquias da Diocese.