Dom Plínio José se reúne com Conselho de Pastoral Econômico dos setores de Queimada Nova

Em Visita Pastoral Missionária à Área Pastoral Santa Teresinha, em Queimada Nova – PI, o Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva tem se reunido diariamente com as comunidades. A cada encontro, o Bispo tem enfatizado principalmente sobre a importância da criação do Conselho de Pastoral Comunitário.

Como um dos objetivos da Visita Pastoral é o Bispo conhecer a realidade de cada comunidade, a cada encontro, Dom Plínio tem pedido que os conselhos se apresentem e falem do trabalho desenvolvido por cada um, em sua comunidade.

Na ocasião, vários representantes falaram do trabalho desenvolvido, enfatizando as melhoras na comunidade após a criação do Conselho e a importância das orientações dadas pelo Bispo.

“Hoje foi um dia de conhecimento e bençãos para nós, porque nem todo mundo tem a oportunidade de ouvir o que ouvimos, ainda mais, pelo Bispo. A maioria do que ele nos falou, nós não sabíamos. Com suas orientações, a partir de agora vamos melhorar ainda mais a nossa comunidade”, disse a integrante do Conselho Comunitário da comunidade Mucambo, Ivanilde Nascimento da Lapa.

“Sempre que é preciso decidir algo na comunidade, nos reunimos para decidirmos em equipe, uma vez que antes, quando tinha apenas o dirigente a gente achava que só ele podia tomar as decisões, e hoje, com o conselho, tomamos todas as decisões juntos”, afirma a integrante do Conselho da comunidade Volta do Riacho, Ida Maria dos Santos.

“Com a criação do Conselho da comunidade Barra, orientado pelo Pe. Paulo, a nossa comunidade melhorou muito, uma vez que depois de sua criação não é mais apenas uma pessoa que faz tudo, mas sim, um grupo”, ressalta a integrante do Conselho, Maria Sueli Rodrigues Coelho.
O Conselho Pastoral Comunitário um grupo formado por representantes da comunidade, no qual são discutidos e combinados os eventos, os problemas, as necessidades e desejos da comunidade.

A formação do Conselho de Pastoral Econômico nas comunidades foi definida pela Diocese em 2013, por ocasião da Assembleia Diocesana de Pastoral, onde foi decidido que todas as comunidades da Diocese de Picos criassem o Conselho de Pastoral Comunitário que tem como missão levar a comunidade a assumir a fé de forma concreta.

Abaixo, imagens de alguns  Conselhos das comunidades.

Conselho da Com. Volta do Riacho

Conselho da Com. Vereda da lagoa

Conselho da Sede de Queimada Nova

Conselho da Com. Tatarambi

Conselho da Com. Tapuio

Conselho da Com. Mucambo (2)

Conselho da Com. Barra

Conselho Com. Vereda Extensa

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email