CPT participa de Audiência com famílias atingidas pela Ferrovia Transnordestina na cidade de Paulistana

Aconteceu no último sábado, dia 17 de abril, no Fórum da cidade de Paulistana – PI, uma Audiência com as famílias atingidas pelo projeto da Ferrovia Transnordestina. O evento teve como finalidade tratar das indenizações das famílias que estão sendo prejudicadas.

Desde tomar conhecimento dos casos de violação dos direitos humanos das familiais das comunidades afetadas, a Diocese de Picos juntamente com a Comissão Pastoral da Terra e outras entidades têm acompanhando de perto.

Durante a Romaria da Solidariedade que aconteceu no município de Curral Novo do Piauí, no período de 04 a 05 de agosto de 2014, vários foram os relatos das famílias com a implantação do projeto. Conforme depoimentos de Dona Zulmira, da comunidade Caldeirãozinho, o seu esposo José Daniel Delmondes veio a falecer em maio de 2013, devido as pressões da empresa responsável pela operação.

Tendo conhecimento informal da audiência e, preocupados com a situação de falta de informação que as familiais se encontram, os advogados Lucas Vieira – que apoia as famílias junto com a CPT e Heyza Maria que atua junto ao projeto do Fundo de Solidariedade, participaram da audiência acompanhado as famílias da comunidade Caldeirãozinho, localidade onde tem ocorrido os maiores problemas. Na ocasião a Juíza agiu ouvindo ambas as partes e tirando os encaminhamentos.

Ao termino, ocorreu uma conversa das familiais e os advogados e as mesmas saíram mais seguras dos fatos, embora o medo ainda prevaleça devido aos fatos ocorridos.

Informações: Antônio Eusébio de Sousa – Agente da CPT – Diocese de Picos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email