Caminhada com Maria marca abertura dos festejo da padroeira de Jaicós

Ainda era madrugada quando dezenas de católicos se reuniram no Marco dos 200 anos da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, na entrada da cidade de Jaicós, para participar da ‘Caminhada com Maria’, que abre oficialmente os festejos da padroeira do município.

A Caminhada seguiu pela Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, até a Igreja Matriz, onde foi realizado, junto com o nascer do sol, o hasteamento da bandeira da padroeira, simbolizando o início do novenário em honra à padroeira, e servido o café da manhã comunitário.

De hoje, 15, até o dia 23 de setembro, diariamente, serão celebrados o Ofício da Imaculada Conceição, às 12h, o Terço, às 18h, e a Santa Missa, às 19h. No dia 24 de setembro, ponto alto da programação, será celebrada a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora das Mercês e realizada a tradicional procissão pelas ruas da cidade.

Hoje, a celebração será presidida pelo padre Francidilso Silva Nascimento, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina. O subtema será “Maria, modelo de acolhimento”. A primeira noite de novena marca o retorno das 43 imagens de Nossa Senhora, que peregrinam na cidade de Jaicós e nas comunidades eclesiais de base da Paróquia desde o dia 15 de agosto. Ao longo desse mês, as imagens percorreram os lares de mais de mil famílias, um período de preparação, a partir da meditação e reflexão da Palavra de Deus.

Este ano, o maior evento religioso do município tem como tema “Com a Mãe das Mercês, queremos ser Igreja servidora e promotora da paz”. Os festejos é uma antiga tradição religiosa, iniciada no ano de 1723, antes mesmo da emancipação do município de Jaicós. Anualmente, neste período, a cidade se movimenta em torno da fé e devoção à sua padroeira.

“O festejo é um momento especial para a nossa comunidade católica, um período de reavivamento e fortalecimento da nossa fé, de reflexão, de aproximação com Deus. Vamos fazer o possível para ajudar as pessoas a crescerem na convicção de que todos somos povo de Deus e temos a nossa missão”, disse o padre Antônio Mendes, vigário paroquial.

Com informações e fotos do Site Cidadesnanet

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email