No 2º dia da Visita Pastoral Missionária, Dom Plínio José, no período da manhã, foi acolhido com viva alegria pelas comunidades do Setor Capim, formado pelas comunidades Barra, Capim e Mucambo.
Na oportunidade, o Bispo participou do café comunitário com a comunidade, em seguida, se reuniu com o Conselho Pastoral Comunitário das três comunidades.
Há três anos por ocasião da Assembleia Diocesana de Pastoral, foi decidido que todas as comunidades da Diocese de Picos criassem o Conselho de Pastoral Comunitário que tem como missão levar a comunidade a assumir a fé de forma concreta.
Durante a reunião, os conselhos se apresentaram e falaram do trabalho desenvolvido por cada um, em sua comunidade.
“Com a criação do Conselho da comunidade Barra, orientado pelo Pe. Paulo, a nossa comunidade melhorou muito, uma vez que depois de sua criação não é mais apenas uma pessoa que faz tudo, mas sim, um grupo”, disse a integrante do Conselho, Maria Sueli Rodrigues Coelho.
No final, os participantes se sentindo motivados, falaram da importância e alegria de receber o Bispo pela primeira vez na comunidade.
“Hoje foi um dia de conhecimento e bençãos para nós, porque nem todo mundo tem a oportunidade de ouvir o que ouvimos hoje, ainda mais, feita pelo Bispo. A maioria do que ele nos falou, nós não sabíamos. Com suas orientações a partir de agora vamos melhorar ainda mais a nossa comunidade”, pontua a integrante do Conselho Comunitário da comunidade Mucambo, Ivanilde Nascimento da Lapa.
A tarde, o Bispo realizou visita ao setor Jacú, formado pelas comunidades Pitombeira, Baixa da Onça (quilombola) e Jacú. Na oportunidade, Dom Plínio José conversou com as famílias discutindo com elas as alegrias e dificuldade enfatizando a importância de participar da vida da comunidade, como Igreja viva, que envolve a todos.
As atividades do dia encerram às 19h, com a Celebração Eucarística na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Povoado Jacú.