Sob a inspiração do tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”, a Diocese de Picos sedia até este domingo (21/06), o IV Congresso Regional da Pastoral Familiar. Comprometida com o resgate dos valores familiares a Pastoral propôs também a reflexão do lema “O amor jamais acabará” (1 Cor 13, 8).
A programação do segundo dia constou de palestras, painéis e grupo de estudo relacionados à temática proposta. Durante a manhã, o casal Jailton Ferreira e Norma Chaves da arquidiocese de Teresina – PI, refletiram sobre o tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”, despertando nos presentes através de exemplos e testemunhos a importância do amor na construção da família cristã.
Em seguida, houve uma palestra com o tema “Mude você, mude o mundo,” ministrada pelo professor e consultor empresarial, Mury Campos. A palestra teve como enfoque a auto-estima, motivação pessoal para o trabalho e o redimensionamento da visão diante das dificuldades expressados pelo palestrante através de músicas, relatos e piadas.
Na sequência, o professor Flamarion Moura da arquidiocese de Teresina proferiu a palestra intitulada “O contexto e os avanços e desafios sobre a família e a pastoral familiar”, abordando os elementos que afetam a vida da família, como por exemplo, a insegurança econômica, o individualismo, o consumismo dentre outros.
No período da tarde, houve cinco painéis com mediação:
1º – “Hora da Família: Como usar na evangelização familiar”, com o casal da diocese de Picos, Antônio José e Felismina.
2º – “Orientar os nubentes no caminho de preparação para o matrimônio”, tendo como mediadores o casal agente de pastoral da diocese de Parnaíba, Wendel e Susely.
3º – “Acompanhar os primeiros anos da vida matrimonial”, com o casal da arquidiocese de Teresina, Eduardo e Deusa.
4º – “Experiência de Encontro Segunda União”, tendo como mediadores o casal da arquidiocese de Teresina, Costinha e Toinha.
5º – “Escola de Evangelização”, com o casal da arquidiocese de Teresina, Pedro e Julieta.
Encerrando os painéis, o bispo de Parnaiba e referencial para a Pastoral Familiar no Regional NE IV, Dom Alfredo Shaffler, ministrou a palestra “Matrimônio conforme o Direito Canônico”, ressaltando como a Igreja define o matrimônio, que têm como objetivo o bem dos cônjuges.
Em seguida, o psiquiatra, Dr. Mourão e a psicóloga, Dra. Zilma (casal) de Fortaleza – CE, proferiram a palestra “Família cristã na atualidade, crises e esperanças”, na ocasião, a Dra. Zilma refletiu sobre os valores da família, enfatizando que a mesma vive uma nova cultura e um novo tempo. De acordo com a psicóloga, por conta da sociedade de consumo, a família vem sofrendo pela sua influência, diminuído o espaço do dialogo, da ternura, da solidariedade e da construção da fé esquecendo-se de viver o verdadeiro amor, se tornando um desafio no matrimônio.
As atividades do dia encerrou-se às 18:00h, com a oração da noite, seguido de um momento de confraternização.