Segundo dia da Visita Pastoral Missionária é realizado em São José do Piauí

A programação do segundo dia da III Visita Pastoral Missionária de Dom Plínio José Luz da Silva à Paróquia São José Operário, no bairro São José, em Picos, aconteceu na Área Pastoral de São José do Piauí.

As atividades iniciou-se às 06:00h da manhã com a Santa Missa na comunidade de Baixio, transmitida, ao vivo, pela Rádio Cultura FM, presidida por Dom Plínio e Pe. José Mairton.

1355ea22cf8767d.JPG

Ao termino da Celebração, Dom Plínio agradeceu a participação das religiosas e dos missionários na missão e os convidou a se aproximarem do altar para que as comunidades presentes pudessem os conhecê-los.

1455ea22cfdbebb.JPG

Após a Missa, todos retornaram para a sede da cidade, onde houve o café comunitário, seguido da benção e envio dos missionários às famílias.

Às 09:00h, o Bispo juntamente com Pe. Mairton visitaram a Unidade Escolar Estadual, João José de Alencar, sendo acolhidos pelos alunos e professores, que mesmos dispensados da aula do dia de hoje, estavam todos presentes a espera do Pastor. Na oportunidade, Dom Plínio falou o objetivo da Visita Pastoral, conhecendo em seguida, as dependências da Instituição.

5655ea22d7bbcda.JPG

Saindo da Escola, realizou visita aos idosos e enfermos, administrando o sacramento da Confissão. Em contato mais de perto com os idosos, percebeu-se um descaso de algumas famílias para com os mesmos. Mas também se notou o bem cuidado de outros, como foi o caso da dona Helena Maria de Lima que afirmou: “Graças as Deus somos bem cuidados pelos nossos filhos. A maioria mora distante, mas mesmo longe todo ano eles vem nos visitarem”.

Mediante a visita do Bispo, dona Helena ainda disse: “Dom Plínio, ficamos felizes com a sua presença, o senhor é o Pastor que Deus colocou no mundo para cuida de suas ovelhas, e eu sou uma delas”.

Ao termino, conheceu os letreiros aglomerado de rochas contendo inscrições rupestres, existentes no município, que segundo os moradores, o local já foi visitado e pesquisado por profissionais de vários órgãos de pesquisas na área de arqueologia.

10155ea22df88b14.JPG

No período da tarde, reuniu-se com os representantes dos Setores. No encontro, pediu que cada um se apresentasse, inclusive mencionando a qualificação profissional e o que faz na comunidade. A seguir, falou do objetivo da Visita Pastoral, como dever do Pastor e explicitou a necessidade da formação dos Conselhos em cada comunidade.

Às 19:00h, presidiu a Santa Missa na Igreja Matriz. Ao termino, a professora Maria Rodrigues, em nome da comunidade, agradeceu a presença de Dom Plínio e disse: “Dom Plínio, o senhor será sempre bem vindo a nossa cidade, e saiba que a nossa comunidade tem um antes e depois da sua chegada à nossa Diocese. Quem conhece o senhor sabe de sua simplicidade e é por isso que as famílias mais humildes gostam tanto do senhor”.

Clique aqui e veja todas as fotos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email