São Julião-PI festeja 142 anos de devoção à Imaculada Conceição

Não é de hoje que os cristãos católicos fazem romarias, rezam o terço, pagam promessas e celebram festas em honra a Virgem Maria. Na cidade de São Julião-PI, esta devoção permanece viva há 142 anos, celebrando-se a Festa de Nossa Senhora da Conceição na Igreja construída no ano de 1873.

Neste ano de 2015, a comunidade baseou-se no tema: “Maria, Cheia de graça” e o lema: “Bendita és Tu entre as mulheres” (Lc 1,45) para festejar com honra e glória sua Padroeira. A festa que teve início no domingo (29/11) prosseguiu até a última terça-feira (08/12), sendo que cada noite durante o novenário, passaram em média 1.500 fiéis pelo templo que é visto como um ponto de encontro religioso e cultural, já que esta festa faz parte da tradição do povo de São Julião e das cidades vizinhas.

A cada noite milhares de pessoas lotaram as dependências internas da Igreja, bem como também a parte externa, e juntos participaram da Novena/Missa, presidida por presbíteros da Diocese de Picos, e animada por membros das pastorais e grupos, assim como também pelas comunidades convidadas. Além da programação noturna, todos os dias as 12h houve recitação do Ofício da Imaculada Conceição e Reza do Terço as 18h.

No dia 08/12, a programação teve início as 08h com a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo Pároco, Pe. Gregório Leal Lustosa, que ressaltou o quanto é perseverante a fé do povo que se fez presente lotando a praça em frente da Igreja, mesmo debaixo de sol quente, cada um levou uma bagagem espiritual muito grande de fé por participar do festejo, entregando nas mãos de Maria, Virgem Imaculada, toda sua esperança de alcançar as graças almejadas através da interseção de Nossa Senhora.

Ao final da Santa Missa, todo o povo saiu em procissão pelas principais ruas da cidade retornando a Igreja, onde houve a Benção do Santíssimo, finalizando assim mais um ano do fervoroso festejo.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email