Primeiro dia da Visita Pastoral do Bispo de Picos à Paróquia São José Operário é realizado em Santana – PI

A programação do primeiro dia da III Visita Pastoral Missionária do bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva à Paróquia São José Operário, no bairro São José, em Picos, aconteceu no município de Santana do Piauí.

Às 06:00h da manhã, a comunidade se reuniu na Igreja de São Pedro para participar da Celebração Eucarística, transmitida, ao vivo, pela Rádio Cultura FM. Concelebraram, Dom Plínio José, Pe. Adalto Filho e Pe. José Mairton.

Ao terminar a Celebração Eucarística, houve o envio dos missionários para as comunidades e o café comunitário. Vale ressaltar a participação significativa de religiosas das Congregações: Filhas do Coração Imaculado de Maria, Irmãs do Coração Imaculado de Maria, Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus, Irmãs Mensageiras de Maria, Filhas de Jesus e Filhas da Caridade (Diocese de Oeiras).

Em quanto os missionários visitavam os Setores, Dom Plínio acompanhado pelo o Pe. Adalto, Pe. Mairton e alguns jovens visitaram as Unidades Escolares, Joaquim Borges e Severo Eulálio.

45

Na escola Joaquim Borges, foi acolhido pela a direção que expressou alegria pela a presença do Pastor e demais sacerdotes. Cumprimentou os alunos e dirigiu palavras de contentamento pela a espera e atenção de cada um, enfatizando ter sido de suma importância. A seguir, falou com os discentes sobre a estrutura da escola, relembrou sua experiência de quando era aluno e parabenizou a Instituição pela preservação do Espaço.

Após suas colocações, Dom Plínio pediu que os alunos falassem sobre a Escola. A aluna do 2º ano do ensino médio, Leonara da Conceição Silva, disse: “A nossa Escola é pública, mas me orgulha ser aluna dessa Instituição. Os professores dão o máximo de si, mas ainda temos muitas carências a serem superadas como: a falta de professores e de livros. Não por culpa da escola, mas dos governos”.

5455e8e2f10cfec.JPG

Ao termino, Dom Plínio lamentou as carências colocadas pelos alunos, afirmando ser um prejuízo não só para o alunado, mas para a sociedade de um modo geral que no futuro terá profissionais más qualificados.

Em seguida, o Bispo visitou algumas pessoas enfermas e idosas da comunidade, proporcionando-lhes a possibilidade de se confessarem e receberem a unção dos enfermos.

86.JPG

A última atividade da manhã foi à visita a Escola Severo Eulálio. Ao chegar, encontrou os jovens com faixas e cartazes lhe expressando boas vindas. Ao adentrar o Espaço, também foi acolhido pela a direção que expressou alegria em recebê-lo.

104.JPG

Na oportunidade, Dom Plínio disse que a Visita Pastoral é um direito que o povo tem de conhecer de perto o Bispo e, é um dever que o Bispo tem de conhecer de perto o povo.

No período da tarde, encontrou-se com os representantes das comunidades de Santana do Piauí. No encontro, destacou a presença de tantas pessoas. Pediu que cada uma se apresentasse e falasse de sua atuação na comunidade. Na ocasião, ainda apresentou a finalidade dos Conselhos de Pastorais Comunitários e reforçou a importância da participação de todos nos serviços da Igreja.

140.JPG

Encerrando a programação do dia, presidiu a Santa Missa, às 19:00h, na Igreja de São Pedro. Esta é a 11ª Visita que Dom Plínio realiza na Diocese de Picos neste ano de 2015.

Clique aqui e veja todas as fotos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email