Padre Edivaldo Silva toma posse na Paróquia São Sebastião, Patos – PI

Na noite desse domingo, 25 de outubro de 2015, o Pe. Edivaldo dos Santos Silva, tomou posse canônica como terceiro pároco da Paróquia São Sebastião, formada pelos municípios de Patos e Jacobina do Piauí.

A acolhida do novo pároco aconteceu por volta das 18:30h em frente o Posto Magno, e contou com a participação de fieis das várias comunidades dos dois municípios que compõem a paróquia (Jacobina e Patos do Piauí), da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós e de vários grupos da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Picos, bem como de amigos e familiares.

9

Na ocasião, padre Edivaldo Silva abençoou os presentes e recebeu das mãos do senhor prefeito municipal, Dr. Agenilson Teixeira Dias, uma chave simbólica do município. Logo após, a comunidade seguiu em caminhada até a Igreja de São Sebastião onde no adro da Matriz, o sacerdote foi apresentado pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva.

A seguir, o até então administrador paroquial de Patos do Piauí, Pe. Antônio Mendes Neto, proferiu a leitura da Provisão, documento que formaliza as obrigações e os direitos do presbítero à frente da comunidade paroquial, a término, o Pe. Edivaldo Silva fez a sua profissão de fé, assinando-a na sequência.

36

A Santa Missa foi presidida pelo bispo de Picos, Dom Plínio Luz, e concelebrada pelos padres, Antônio Mendes, pároco da Paróquia Nossa Senhoras das Mercês – Jaicós, Jonas Moura, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria – Francisco Santos, Sebastião Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Ipiranga e o neo-sacerdote, Marcos Roberto.

70

Após a homilia de Dom Plínio, o Pe. Edivaldo recebeu das mãos do bispo, a chave da Igreja e abriu as portas. Ao adentrá-la, visitou o Sacrário, a Pia Batismal e o Confessionário, retornando ao adro da Igreja onde fez a Renovação das Promessas Sacerdotais.

Logo após recebeu das mãos dos seus novos paroquianos os livros de Tombo, Casamentos, Batizados, Inventário, Caixa e Relação dos Dizimistas na Paróquia. O rito de posse foi encerrado com Juramento de Fidelidade.

64

Depois do juramento de fidelidade seguiu-se com a liturgia eucarística. O momento de Ação de Graças foi marcado por diversas homenagens de agradecimento e acolhida dos grupos, pastorais, serviços e movimentos que compõem a Paróquia São Sebastião, ao novo pároco.

Ao proferir suas primeiras palavras, Pe. Edivaldo Silva agradeceu a participação de todos, enfatizou que dará uma atenção especial aos mais humildes e pediu a ajuda de seus novos paroquianos nesta nova caminhada. “Assim como Jesus orou ao pai, com o desejo de que todos sejam um, também neste dia em que sou acolhido nessa comunidade elevo ao coração de Deus minha oração, para que eu esteja unido ao pai e com vocês, no intuito de continuar a edificação do Reino de Deus”, ressaltou.

Na oportunidade, Pe. Antônio Mendes Neto agradeceu a acolhida do povo de Patos durante esse período que esteva à frente da Paróquia São Sebastião como administrador paroquial, e disse de forma cômica: “Pe. Edivaldo, ame esse povo. Tem uns que fazem raiva, mas mesmo a assim a gente gosta”.

Com o apoio do Pe. Antônio Mendes e sob a coordenação do Pe. Marcos Roberto Vieira, a comunidade de Patos preparou com excelência a solenidade de posse do seu novo pároco. Toda a organização do evento foi feita por meio do trabalho em mutirão. Durante esse período foi feito a reforma da Igreja Matriz, através de doações das famílias e do dízimo o que causou uma grande alegria à comunidade paroquial.

Clique aqui e veja todas as fotos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email