Na manhã de sábado (01/03/2014), na Catedral Metropolitana de Brasília(DF), foi ordenado o novo bispo da diocese de Bom Jesus de Gurguéia (PI), Dom Marcos Antônio Tavoni. A cerimônia contou com grande número de participantes e foi presidida pelo ordenante principal, Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, e os co-ordenantes, Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém (PA) e Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO).
O Regional Nordeste IV da CNBB esteve presente através dos representantes da Diocese de Bom Jesus de Gurguéia (Padres, Religiosos/as e Leigos) e dos Bispos, Dom Juarez Sousa da Silva, bispo da Diocese de Oeiras, Dom Valdemir Ferreira dos Santos, bispo da Diocese de Floriano, Dom Augusto Alves da Rocha, bispo Emérito da Diocese de Floriano e Dom Plínio José Luz da Silva, bispo da Diocese de Picos.
Nascido em 21 de abril de 1967, na cidade paulista de São Carlos (SP), diocese de São Carlos, Dom Marcos Tavoni, exerceu as funções de acólito e catequista de Crisma na Paróquia Santa Izabel, onde Também foi funcionário da Área Acadêmica da Escola de Engenharia da Universidade de São Carlos, por nove anos. Com 22 anos, ingressou no Seminário Diocesesano de São Carlos, onde deu início ao curso de Filosofia. Em seguida, mudou-se para Brasília (DF), onde concluiu os estudos de Filosofia e Teologia. no Seminário Maior Arquidiocesano. Recebeu espiritualidade e formação missionária no Seminário “Redemptoris Mater”, integrando a primeira turma.
Em 1994, como seminarista, fez uma experiência de missão itinerante na Amazônia, especialmente nas regiões de Belém, Manaus e Porto Velho. No dia 30 de novembro de 1996 foi ordenado padre pelo então cardeal, Dom José Freire Falcão.
Em 1997, passou a trabalhar como missionário na arquidiocese de Palmas (TO), exercendo as funções de Pároco, Professor, Ecônomo e Reitor do Centro de Evangelização e do Seminário Interdiocesano. Dedicou-se à direção da Casa de Marta que desenvolve atividades de reintegração à sociedade de jovens adolescentes grávidas. Foi um dos primeiros professores da Escola Diaconal São Lourenço. Coordenou a Comissão que elaborou o primeiro Diretório de Iniciação Cristã.
Também atuou como secretário do Conselho Presbiteral por dois períodos e vigário episcopal da região São Pedro no período de 2007 a 2008. Durante a vacância da Arquidiocese de Palmas, foi secretário do Colégio Consultivo e do Conselho Ampliado de Pastoral e ainda coordenador da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana. Foi é um dos precursores do Caminho Neocatecumenal no estado do Tocantins.
Em 2012, retornou a Brasília onde exerceu a missão de Vigário Paroquial da Paróquia Santa Maria dos Pobres. Quando foi nomeado Bispo pelo Papa Francisco, vinha exercendo a missão de Pároco na Paróquia Cristo Redentor, em Taguatinga (DF).
Dia 15 de janeiro, foi nomeado pelo Papa Francisco, como bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia (PI), acolhendo o pedido de renúncia de Dom Ramón López Carrozas, atual Bispo Emérito da mesma Diocese.
Seu Lema Episcopal é: “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21,17). Trata-se de uma passagem do Evangelho de São João que destaca a tríplice profissão de fé de Pedro em Jesus e também a tríplice confirmação de Jesus sobre a missão de Pedro. Dom Marcos Tavoni quer seguir também o mandato de Jesus: “Apascenta minhas ovelhas”, certo de que Jesus é o único e verdadeiro Pastor que a todos conduz.
A Posse Canônica de Dom Marcos está prevista para o dia 28 de março, às 19:30 h, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Bom Jesus (PI).
No próximo dia 06/03, Dom Marcos Tavoni virá a Teresina para participar da reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) do Regional Nordeste IV e será acolhido pelos Bispos do Piauí.