Na manhã desta quarta-feira, 24 de Setembro, o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, celebrou a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da Paróquia de Jaicós. A missa foi concelebrada pelos padres, Wagner Caravalho, César Retrão e Manoel Moura.
Milhares de pessoas idosas, crianças e jovens participaram demonstrando sua fé, devoção e agradecimento às bênçãos recebidas pela intercessão de Nossa Senhora das Mercês.
Na homilía, o Bispo falou sobre a primeira imagem de nossa Senhora, chegada em 1723, pois era um tempo de escravidão e Ela veio para trazer libertação. “A festa de Nossa Senhora das Mercês marca a vida de muitas pessoas, pois vencem o cansaço e a preguiça para participarem. Maria é a defensora da vida. Para sermos devotos dela devemos servir aos outros. A rainha Ester se tornou rainha por bondade, não era gananciosa, pediu o rei para salvar sua vida e a vida do povo, a defesa de Ester pode ser a nossa”, disse.
Ainda na homilia, Dom Plínio José falou sobre a Lei da Ficha limpa, destacando a importância de não votar em uma pessoa que não faz nada pelo povo; ressaltou também sobre o sofrimento das famílias, relacionado à falta de políticos preocupados com o sofrimento dos mesmos, dando ênfase a seca que assola a região.
À tarde, a partir das 16h, acontece a tradicional procissão com a imagem da Virgem das Mercês pelas ruas da cidade, finalizando a festa deste ano com a Benção do Santíssimo Sacramento.