Inspirada pela Encíclica Laudato Si, 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí vai abordar ‘Ecologia integral a serviço da vida’

Motivada pelo 10º aniversário da Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, que trata da questão ecológica, a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí vai acontecer nos dias 19 e 20 de julho de 2025. O evento será sediado na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia e terá como tema “Ecologia Integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparastes uma terra para os pobres” (Sl 69,11).

Participantes do Fórum Regional de Pastorais Sociais e os bispos presentes.
Participantes do Fórum Regional de Pastorais Sociais e os bispos presentes.

O Fórum Regional de Pastorais Sociais do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu, nesta quarta-feira (06 de dezembro), em Teresina, para tratar das primeiras discussões e encaminhamentos visando a realização do evento. Estiveram presentes o bispo de Bom Jesus do Gurgueia, dom Marcos Tavoni, e o bispo de Picos, dom Plínio Luz, que é referencial para as Pastorais Sociais no Regional.

Dom Marcos destacou que a 16ª Romaria da Terra e da Água será a ocasião oportuna para fortalecer o grau de incidência da Igreja na conversão ecológica e na transformação socioambiental: “Diante da urgente necessidade de ações efetivas sobre a questão ecológica, marcada pelas constantes alterações climáticas, o Papa convoca a todos os homes e mulheres de boa vontade e nações à responsabilidade de cuidarem do planeta que, carinhosamente, chama de nossa nossa casa comum”, disse.

Representantes de diversas pastorais sociais participaram do Fórum.
Representantes de diversas pastorais sociais participaram do Fórum.

De acordo com dom Plínio, a realização da 16ª Romaria da Terra e da Água na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia vai buscar, sobretudo, a garantia da justiça social e da preservação dos recursos naturais à luz da fé e da Doutrina Social da Igreja: “O Sul do Piauí enfrenta graves problemas socioambientais como aumento das áreas de desertificação causada pelo desmatamento. Vamos elaborar propostas de ação procurando envolver toda a comunidade, as autoridades públicas, o governo e as diversas organizações e entidades num grande clamar pelos pobres e pelo meio ambiente”, falou.

A última vez que a Diocese de Bom Jesus do Gurgueia sediou uma edição da Romaria da Terra e da Água no Piauí foi no ano de 2009, na cidade de Corrente, com o tema “Migração forçada e trabalho escravo” e lema “Desci para libertar o meu povo” (Ex 3,8). Outra edição aconteceu no ano de 1995, na cidade de Bom Jesus com o tema “Conquistar a terra é construir cidadania”.

Última Romaria da Terra da Água aconteceu em Piripiri, na Diocese de Parnaíba, em 2022.
Última Romaria da Terra da Água aconteceu em Piripiri, na Diocese de Parnaíba, em 2022.

A Laudato Si’

A Laudato Si’, Carta Encíclica escrita pelo Papa Francisco para abordar as questões da Criação e da nossa casa comum, foi publicada em 2015 e reflete a relação do ser humano com o todo, evidenciando a interligação intrínseca à Criação. A carta ainda busca apontar direções para a ação, a partir da união de todos e todas que habitam o planeta, fundamentada em uma visão integradora que une questões sociais e ambientais. A partir da Laudato Si’ e tomando-a em conexão com a Fratelli Tutti, Queria Amazônia e a mais recente Exortação Apostólica, Laudate Deum, o Papa Francisco tem feito um esforço de comprometer e posicionar a Igreja no complexo desafio das mudanças do clima e das desigualdades socioambientais.

 

Fonte: CNBB Regional Nordeste 4

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email