O mês de outubro é para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão universal. O objetivo é despertar a solidariedade e as vocações missionárias, bem como, no Dia Mundial das Missões, realizar uma Coleta para o sustento das atividades de promoção humana e de evangelização em todos os continentes.
Em Picos, a Equipe Diocesana Permanente de Campanhas fez o lançamento da Campanha Missionaria no dia 01 de outubro, na comunidade Emaús (Paróquia Nossa Sra. dos Remédios), por ocasião da festa de Santa Teresinha, “padroeira das missões”.
Todos os anos a Campanha se concentra em uma realidade de evangelização, motivando para ações concretas na perspectiva universal.
Na Quaresma, a Igreja no Brasil já se questionou, por meio da Campanha da Fraternidade, sobre a realidade do tráfico humano. A Campanha Missionária 2014 retoma essa reflexão ao propor o tema “Missão para libertar”, e o lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4, 18). A Coleta será realizada nos dias 18 e 19 de outubro deste ano.