Encerra Estágio Pastoral dos Seminaristas em Dom Expedito Lopes

Após quinze dias de intensa vivência pastoral no meio das comunidades, chegou ao fim o Estágio Pastoral dos Seminaristas 2016 na Cidade de Dom Expedito Lopes – PI, atividade que deixa marcas viva na vida do povo.

“Foram 15 dias de bênçãos e graças na nossa cidade. Nesses dias foram plantadas sementes que colheremos muitos frutos para o reino de Deus. Já sentimos um vazio em sabermos que o estágio se concluiu, mas roguemos a Deus que os conduzam sempre nesta caminhada e que um dia possamos ter um deles na nossa cidade não mais como seminarista, mas como padre”, disse a integrante do Conselho Econômico Administrativo Paroquial, Maria do Amparo.

O Estágio teve início no dia 02 de janeiro. Nesse período, acompanhados pelo Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e pelo Promotor Vocacional, Pe. Francidilso Silva, os seminaristas, em contato direto com as comunidades rurais e urbanas, realizaram visitas, celebrações, formações com diversos grupos e pastorais, e incentivaram à comunidade a participar mais ainda da vida da Igreja.

“A experiência com o povo de Deus me proporcionou a oportunidade de conhecer mais de perto a vida religiosa e social de cada um. As alegrias e sofrimentos encontrados me motivam a seguir cada vez mais o chamado feito pelo o Senhor em busca do sacerdócio”, explica Gildo Coelho, Seminarista do 3º Ano de Teologia.

Francisco Regis, Seminarista do 3º Ano de Filosofia, chama atenção para o acolhimento das pessoas e expressou sobre o valor dessa experiência. “Uma característica de todos os Estágios Pastorais é justamente o acolhimento das pessoas, e em Dom Expedito Lopes, não foi diferente. Sentimo-nos como se estivéssemos em casa e com isso, renova o compromisso de correspondermos ao povo de Deus que reza e espera por cada um de nós. Sem sombra de Dúvidas o Estágio é um momento de motivação da vocação, pois devemos ser pastores de almas”, concluiu.

A Missa de encerramento aconteceu às 19:00 na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, presidida por Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres, Francidilso Silva do Nascimento, Sebastião Francisco dos Santos, Marcos Roberto Vieira, Wagner Francisco de Sousa Carvalho, Antônio Cristo de Oliveira, Paulo de Araújo Rocha e pelos padres Raimundo Dantas de Lima e Luzeilson Pereira Evangelista, ambos da Diocese de Oeiras.

Durante a Celebração Eucarística, os seminaristas José Marcos e Gildo Coelho receberam o Ministério de Leitor, podendo oficialmente proclamar a Palavra de Deus e ensiná-la ao povo.

Após o momento pós-comunhão, os seminaristas Marcos Vinicius e Francisco Helvídio fizeram a leitura do relatório geral das atividades realizadas ao longo das duas semanas de estágio, a primeira junto às comunidades rurais do município e a segunda semana animando as comunidades distribuídas pela sede da cidade. Clique aqui e confira.

Mediante as situações vivenciadas e mencionadas pelos seminaristas, o Pe. Francidilso Silva ressaltou que: “A missão do padre é ser compassivo diante das dores e sofrimento do povo e lutar para que seja reconhecida a dignidade da pessoa humana em suas várias etapas da vida”.

Ao término, os seminaristas, juntos, anunciaram que o próximo Estágio Pastoral acontecerá em janeiro de 2017, na Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, em Alegrete do Piauí.

Clique aqui e confira todas as fotos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email