Por: Maria dos Remédios
Hoje, 26 de Abril de 2023, é o 8° dia da 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida Santuário em Aparecida/SP. E, no dia 24, teve início o processo de eleição para eleger a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio 2023 a 2026.
Dom Jaime Spengler, foi eleito como novo presidente da CNBB. Arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS), Dom Jaime tem 62 anos e foi ordenado Bispo em 2010. Ele é o 14° presidente da CNBB, depois de ter sido vice- presidente nos últimos quatro anos.
O novo presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, tem como lema Episcopal; “In Cruce Glorariari”,Gloriar- se na cruz. Nasceu em Gaspar ( SC) em 6 de setembro de 1960. Foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 10 de novembro de 2010 pelo Papa Bento XVI, ordenado Bispo no dia 5 de fevereiro de 2011. E em 2013 o Papa Francisco nomeou Arcebispo de Porto Alegre. A eleição para o novo presidente contou com a participação de 300 bispos.
No início das atividades de ontem, 25, Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia/GO, foi eleito 1° Vice-Presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Bispo da Diocese de Garanhuns/PE, 2° Vice-Presidente, Dom Ricardo Hoepers eleito novo Secretário-geral da CNBB e Dom Mauricio da Silva Jardim, eleito para presidir a comissão Episcopal para a ação Missionaria e a cooperação Internacional da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB).
Na manhã de hoje, 26, Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxuliar da Arquediocese do Rio de Janeiro(RJ), foi eleito para presidir a comissão Episcopal para a Doutrina para a Doutrina da fé, Dom José Valdeci Santos Mendes,Bispo de Brejo(MA), reeleito presidente da comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB, Dom Hervaldo Pinto Farias, Bispo de Bonfim (BA),eleito novo presidente da comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, Dom Ãngelo Ademir Mezzari,Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo(SP), eleito presidente da comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Araguaína(TO), reeleito presidente da comissão Episcopal para o laicato da conferência nacional dos Bispos do Brasil(CNBB) e Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo de Campo Mourão(PR), eleito presidente da comissão Episcopal para a vida e a familia.
O processo de votação continua, para a escolha dos presidentes das Comissões Episcopais permanentes; 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano ( CELAM), um titular e suplente; e 2 bispo que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.
Os Bispos do Piauí estão participando deste processo de votação. Estão presentes sete bispos ativos do Piauí e o administrador diocesano da Paraíba, o Padre Edmar Silva de lima. Eles elegeram a nova presidência do Regional Nordeste 4 da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB) para o quadriênio 2o23- 2027. O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marque, eleito presidente. O Bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, vice-presidente. Dom Edilson Soares, Bispo de Oeiras,eleito secretario.
Fontes: vaticannews.va e cnbbne4.org.br/