Diocese de Picos realiza Encontro Diocesano de Formação para Catequistas

Aconteceu nesta sexta-feira (30/10), no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, Picos – PI, um Encontro Diocesano de Formação para Catequistas, que contou com a participação do bispo local, Dom Plínio Luz, padres, religiosas e catequistas/os das paróquias e áreas pastorais da Diocese.

O evento teve assessoria do bispo da Diocese de Campo Maior e Referencial da Catequese no Regional Nordeste 4, Dom Eduardo Zielski e do Coordenador Regional da Catequese, Pe. João Paulo.

Com a temática referente à “Catequese com Iniciação à Vida Cristã”, durante o encontro foi trabalhado dois momentos: No primeiro, o Coordenador Regional da Catequese, Pe. João Paulo, refletiu sobre as luzes e sombras da catequese nos dias de hoje, num processo de pastoral no contexto da Igreja particular de Picos. “Vimos fatos positivos, negativos e animadores, no entanto, procuramos através de uma contextualização da catequese dá respostas a esses pontos”, disse.

1.3

No segundo momento, o bispo da Diocese de Campo Maior e Referencial da Catequese no Regional Nordeste IV, Dom Eduardo Zielski, aprofundou estudo sobre o “Itinerário Catequético: iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal”, documento produzido pela Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, lançado em novembro do ano passado.

6

O Documento não se preocupa apenas em levar os catequizandos para receber os Sacramentos, mas possibilita trabalhar uma catequese que leva em consideração a experiência comunitária e pessoal, tendo em conta o anúncio do evangelho a partir da experiência dos primeiros cristãos, que leva a pessoa ao conhecimento, ao encontro e a uma experiência com Jesus Cristo.

Para o Pe. Referencial da Catequese na Diocese de Picos, Manoel Antônio de Moura, o encontro foi importante e enriquecedor. “Essa formação aconteceu no momento certo. O repasse feito acerca do Itinerário aprofundou muito mais os nossos conhecimentos, e com certeza, a partir de agora, iremos melhorar ainda mais o nosso trabalho em quanto catequistas/os nas nossas comunidades”, ressaltou.

3

5

7

8

2

9

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email