A Diocese de Picos realizou na manhã deste domingo, 13 de dezembro de 2015, a cerimônia de abertura do Ano Santo da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco através da abertura da Porta Santa.
O Rito iniciou às 08:00h na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. Logo após, a comunidade saiu em peregrinação até a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, onde o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, realizou o ato simbólico de abertura.
Após todos adentrarem a Igreja continuo a Celebração da Eucaristia presidida por Dom Plínio e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges, Ferdiran Fontes Mendes e David de Sousa Barros.
Na homilia, Dom Plínio manifestou contentamento pela presença de tantas pessoas e pela seriedade com que todos levaram em conta essa cerimonia “Aquilo que nós anunciamos percebemos que vocês seguiram com seriedade, o que já facilita o nosso trabalho como igreja nos contentando muito”.
A Porta da Misericórdia perdura na Catedral até o dia 20 de novembro de 2016. Até lá, uma equipe realizará atendimento todas as sextas-feiras orientando as pessoas sobre todos os pontos designado pelo Papa para receber a indulgência plenária.
Hoje todas as catedrais do mundo abrirão a sua Porta Santa.