Diocese de Picos realiza abertura da Quaresma e lançamento Campanha da Fraternidade 2026

A Diocese de Picos realizou, na manhã desta quarta-feira, 18 de fevereiro, a celebração de abertura da Quaresma com a tradicional Quarta-feira de Cinzas. A data também marcou o lançamento oficial da 62ª edição da Campanha da Fraternidade 2026, que traz como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).

A Missa teve início às 9h e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, sendo concelebrada pelos padres José Pio Feitosa e Francisco Pereira Borges. A celebração contou com a participação de um grande número de fiéis, que lotaram a igreja para marcar o início do tempo quaresmal, período de oração, jejum e caridade em preparação para a Páscoa do Senhor.

Ao final da celebração, famílias que sofreram com os impactos das fortes chuvas que atingiram a cidade de Picos nos dias 14 e 15 de janeiro de 2025 foram convidadas a dar depoimentos. Elas relataram os prejuízos enfrentados e as dificuldades vividas, estabelecendo uma relação direta com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que propõe uma reflexão sobre a moradia como direito essencial e expressão da dignidade humana.

Em entrevista, Dom Plínio destacou a importância deste tempo litúrgico para a vida da Igreja. “Vamos recordar este tempo como um momento especial na nossa vida e de toda a Igreja, na nossa conversão, no nosso olhar para Cristo e para o nosso irmão, na fraternidade que temos em preparação para a Páscoa do Senhor”, afirmou.

O bispo também ressaltou o significado social da campanha. “Refletimos hoje também sobre a Campanha da Fraternidade e tivemos a oportunidade de ouvir depoimentos de pessoas que foram atingidas pela forte chuva ocorrida no ano passado. Essa Campanha da Fraternidade, com o tema Fraternidade e Moradia, é uma oportunidade para olharmos para aquele que sofre com a necessidade básica primeira, que é a moradia”, concluiu.

Confira fotos abaixo:

Fotos

Compartilhar:

Mais Notícias

Anterior
Próximo