Diocese de Picos promove Seminário e fortalece ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Entre os dias 06 e 08 de fevereiro de 2026, a Diocese de Picos, em parceria com o Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida, realizou a segunda edição do Seminário “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. O evento teve como objetivo capacitar pessoas para atuarem de forma eficaz e em alerta proativo, fortalecendo ações de conscientização e enfrentamento a essa grave violação dos direitos humanos.

O seminário contou com a participação de 108 lideranças comunitárias, oriundas de diversas paróquias da diocese, além de representantes de entidades e instituições públicas e sociais. A iniciativa é fruto de uma ampla parceria com Secretarias, Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e outras instituições comprometidas com a defesa da vida e da dignidade humana.

A programação reuniu profissionais especializados, que abordaram as diversas modalidades do tráfico de pessoas, bem como temas relacionados às políticas públicas de enfrentamento, prevenção e proteção às vítimas. Entre os palestrantes estiveram a professora Sara Raquel Cardoso, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); o Dr. Edno Moura, Procurador do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI); e a Irmã Denise Morra, representante da Rede Um Grito Pela Vida. O evento também contou com a realização de oficinas temáticas, que possibilitaram maior interação e aprofundamento dos conteúdos apresentados.

O seminário marcou ainda o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, reforçando o compromisso da Igreja e das organizações sociais com a promoção da vida e a defesa da dignidade humana.

Em entrevista, o bispo diocesano Dom Plínio José destacou a importância do momento. “ Nossa expectativa é que os participantes, ao saírem daqui, sintam-se motivados a ampliar o conhecimento adquirido, para que todos, tomando consciência dos riscos do tráfico de pessoas, possam conscientizar outras pessoas e evitar que esse crime continue acontecendo”, afirmou.

O Dr. Edno Moura também ressaltou a relevância da iniciativa. “A Diocese de Picos está de parabéns por promover esse círculo de debates, trazendo o tráfico de pessoas para a pauta social e para o debate na sociedade. Trata-se de uma prática que ocorre desde os primórdios da história da humanidade e que, infelizmente, ainda persiste. Além disso, o Brasil ainda carece de políticas públicas adequadas para o enfrentamento efetivo do tráfico de pessoas”, pontuou.

Ao final do seminário, todos os participantes receberam certificados, reconhecendo a formação e o compromisso assumido no enfrentamento ao tráfico de pessoas. A Rádio Cultura FM de Picos realizou a cobertura ao vivo do evento, permitindo que outras pessoas acompanhassem as discussões e participassem do momento formativo, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa.

Confira fotos abaixo:

Fotos

Compartilhar:

Mais Notícias

Anterior
Próximo