Aconteceu neste domingo (21/06), na Paróquia Senhora Sant’Ana, Santa Cruz do Piauí o Jubileu dos Coroinhas da Diocese de Picos. O encontro contou com a participação de aproximadamente duzentas crianças, adolescentes e jovens das paróquias da diocese que auxiliam os sacerdotes nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade.
A programação do evento constou de palestras, momentos de orações, testemunhos vocacionais e muita animação. “O grupo de coroinhas é uma fonte de vocações e, a partir daí, temos que orientar e trabalhar na formação para que possa ser desenvolvida a abertura ao chamado de Deus”, disse a Ir. Tomelina Barbosa, em socialização com os mesmos sobre o discernimento vocacional.
Para que o encontro acontecesse com êxito, a coordenação diocesana dos coroinhas realizou antecipadamente várias reuniões. O jovem vocacionado referencial dos coroinhas na diocese, Fernando Pereira, expressou estar muito contente por celebrar o momento. “Foi uma correria enorme para prepararmos o nosso jubileu, mas após a realização posso dizer que foi muito gratificante. O resultado que tivemos superou todo o cansaço dos últimos dias”, disse.
Werike Sousa é coroinha há quatro anos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis e disse sentir-se feliz com a sua vocação e falou da importância de participar do jubileu dos coroinhas. “Sinto-me realizado como coroinha. Amo estar cada vez mais próxima de Deus, servindo a Ele com alegria. Participar de momentos como esse só vem a enriquecer e fortalecer cada vez mais a nossa missão”, concluiu o jovem.
As atividades foram realizadas durante todo o dia no polo da Universidade Aberta em Santa Cruz. Em seguida, houve uma caminha até a Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, culminando, às 16h, com a Santa Missa presidida pelo bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva.
O coordenado diocesano do ano jubilar e pároco da paróquia Sant’Ana, Pe. Francisco de Assis, avaliou o evento como positivo. Disse ainda que o mesmo ajudará a fortalecer ainda mais os grupos de coroinhas existentes na diocese. “Quando nos encontramos para falarmos de Jesus Cristo, vamos fortalecendo o nosso conhecimento sobre sua pessoa e fortalecendo os vínculos que nus unem na fé. Esse momento que tivemos reunidos com os nossos coroinhas, servirá ainda mais de embasamento, fortalecendo-os cada vez mais nessa missão de ajudar o padre no altar. Só tenho a agradecer a Deus pela realização de mais esse momento forte na vida da nossa Igreja diocesana”.