Congresso Vocacional reúne jovens de toda Diocese

Cerca de 40 jovens estão reunidos neste final de semana (12 e 13/09), no Centro de Treinamento Diocesano de Picos, participando do Congresso Vocacional promovido pela Pastoral Vocacional Diocesana, que conta ainda com a presença do bispo de Picos, padres e religiosas.

A programação iniciou às 08:30h da manhã, com a Celebração da Palavra coordenada pela Ir. Maria Augusta da Congregação das Irmãs Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus. Ao termino, às Irmãs Naira Regina e Simone Sousa encenaram através de coreografia a música “Nos Passos” de Ir. Miriam, que reflete toda a caminhada vocacional.

Em seguida, o bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, proferiu palavra de abertura, acolheu a todos e falou da importância deste congresso na vida da Diocese representada pelos jovens, padres e religiosas.

Como o objetivo do congresso é ajudar os/as jovens a discernir o chamado amoroso de Deus, através do conhecimento das necessidades da Igreja, descobrindo e cultivando a própria vocação, na sequencia, Pe. Francidilso Silva do Nascimento realizou um momento de meditação sobre o tema: “Chamado para servir”, ajudando os jovens a compreender que todas as vocações são para o serviço.

A seguir, Pe. Francisco de Assis ministrou a palestra “Vocação Sacerdotal”, refletindo sobre o processo vocacional que compreende o Ser amado, chamado e enviado por Jesus.

Na parte da tarde, a leiga Oneide Rocha abordou o tema: “Vocação Laical”. Em sua fala, mencionou sobre sua experiência de leiga na Diocese de Picos, que segundo a mesma, foi a sua maior escola de formação enfatizando que toda vocação é um chamado e o leigo é chamado a ser sal e luz no mundo.

A seguir, a Ir. Dalva Turella, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, falou da Vocação a Vida Religiosa Consagrada, forma de viver os conselhos evangélicos: Castidade, Obediência e Pobreza na missionariedade indo, sobretudo ao encontro dos mais necessitados.

Logo após, a leiga consagrada do Instituto Secular, Raimunda Borges deu testemunho de sua opção pela a vida consagrada. Ao termino, o casal, Gleison Bezerra e Yonara Gouveia falaram da “Vocação Matrimonial”, que também é um chamado a dar uma resposta formando a família, encerrando assim o primeiro dia do congresso vocacional.

Clique aqui e veja as fotos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email