Aconteceu neste sábado, 28 de novembro, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, Picos – PI, Assembleia Diocesana das Comunidades Eclesiais de Bases – CEBs.
O evento contou com a presença do bispo de Picos, Dom Plínio Luz, do coordenador diocesano da CEBs, Pe. Antônio Mendes e de representantes das paróquias e áreas pastorais da diocese.
A programação iniciou com um momento de oração conduzindo pela leiga Osvaldina Santos, que refletiu sobre os avanços e desafios das CEBS no mundo atual. A seguir, a leiga Aurenir Paiva, fez um percurso histórico das Comunidades Eclesiais de Base no Brasil, através do estudo do tema “CEBs do Nordeste e os desafios do mundo urbano”. O tema trabalhado se dá em virtude da preparação do 7º Nordestão das CEBs que acontecerá em Teresina Piauí em 2016, e reunirá os cinco regionais da CNBB.
Em entrevista ao Jornal da Rádio Cultura FM, a professora Aurenir Paiva abordou a temática trabalhada no período da manhã com os participantes da assembleia: “Os participantes são pessoas que já têm uma longa caminhada nas CEBs, mas optamos fazer um percurso histórico sobre o surgimento das CEBs no Brasil, tendo em vista que a assembleia conta com gente nova que vem entrando na caminhada e precisam entender a dinâmica da CEBs”, concluiu.
Como todas as pastorais, as comunidades eclesiais de bases também precisam de mais revigoramento. O bispo de Picos, Dom Plínio Luz, ressaltou a importância da assembleia nessa perspectiva: “A assembleia ela vai fazer com que as pessoas se reanimem nessa experiência que têm durado nesses 40 anos. Percebo que as pessoas ainda conservam no coração essa alegria, porque as comunidades eclesiais de bases se identificam com a identidade das primeiras comunidades cristãs que partilhavam tudo em comum. Vale ressaltar que a Diocese de Picos nasceu em 1975, período em que a CEBs estavam no auge de sua implantação em todo o Brasil, e a Diocese cresceu com esse mesmo entusiasmo, experiência que ainda existe até hoje”, disse.
No período da tarde, os participantes se reuniram em grupos onde baseados no tema estudado refletiram sobre o que podemos fazer para enfrentarmos os desafios do mundo moderno. Logo após, os grupos apresentaram as discursões e, juntos, fizeram a avaliação da caminhada das CEBs na diocese de Picos em 2015 e planejamento das atividades para o ano de 2016, encerrando assim mais uma assembleia diocesana.
“É sempre motivo de alegria realizar a Assembleia Diocesana de CEBs, porque mesmo com as nossas dificuldades continuamos vivos como povo de Deus caminhando juntos nas nossas comunidades”, concluiu o coordenador diocesano das CEBs, Pe. Antônio Mendes.
Clique aqui e confira as fotos.