O COMISE – Comissão Missionária de Seminaristas do Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus – Teresina – PI, depois da experiência do II Congresso Nacional Missionário de Seminaristas e motivado pelo apelo missionário da Igreja por parte de seus pastores, fomentou nos seminaristas o desejo de viver uma experiência missionária na Amazônia. O projeto No Coração da Amazônia de iniciativa dos formandos e formadores do Seminário do Piauí se realizará na Prelazia Apostólica de Borba, a 12h de barco de Manaus, subindo o Rio Madeira.
Tal projeto foi idealizado pelo COMISE do Piauí e aprovado pelos formadores do Regional, NE IV, e pelo bispo prelado de Borba, Dom Elói Roggia. O projeto conta com a promoção das Pontifícias Obras Missionárias – POM, será colocado em prática no período de 02 à 29 de janeiro de 2017 no território da Prelazia já mencionada. Participarão 12 formandos e 2 formadores do Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus (SMISCJ), enviados a Amazônia para aprender com a cultura daquele povo e anunciar a Boa-Nova do Evangelho.
Para apresentar o Projeto ao bispo de Borba e conhecer a realidade religiosa e social de Borba foi enviado pelo SMISCJ o seminarista Francisco Ramires, Diocese de Picos, no período de 7 a 14 do corrente mês. Sobre a experiência na Amazônia ele afirma: “Nada melhor para despertar o ardor missionário no coração do futuro missionário presbítero do que poder partilhar da vida das pessoas. E o povo amazonense não é apenas receptor da obra da missão, e sim, sobretudo, evangelizador com o seu jeito simples de conduzir a vida e a ternura com que falam de Deus e recebem aqueles que vêm em seu nome. Vou carregar no Coração cada sorriso e cada olhar que pude contemplar nessa primeira experiência e espero que muitas outras oportunidades de ser evangelizado e evangelizar no coração da Amazônia”.