Na noite desta terça-feira, 16 de setembro de 2025, a Câmara Municipal de Picos realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de criação da Diocese de Picos, celebrando seu Jubileu de Ouro. O evento aconteceu no plenário da Casa Legislativa e reuniu autoridades civis, religiosas e fiéis.

Durante a cerimônia, o Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo “Ver. Gilson de Alencar Nunes”, além de receber um Diploma de Homenagem em reconhecimento à sua missão Pastoral, liderança espiritual e dedicação à Igreja.
Também foram agraciados com Diplomas de Homenagem os padres Cláudio Santana, Carlos Danilo, José Pio Feitosa, Francisco Régis e Feliciano Dias, em valorização ao trabalho religioso e comunitário desenvolvido por cada um ao longo dos anos.
A sessão foi presidida pelo vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, presidente da Câmara, e contou com a participação de outros parlamentares, representantes de pastorais, grupos, movimentos e membros da comunidade.

Em entrevista, o vereador José Rinaldo destacou a importância do momento: “Acabamos de realizar a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de criação da Diocese de Picos. Nesta oportunidade, os colegas vereadores, junto comigo, entregamos ao Bispo Dom Plínio a Medalha Gilson Nunes. Para mim, foi motivo de muito orgulho e satisfação.”

Ao agradecer a homenagem, Dom Plínio afirmou: “Eu fico até sem jeito, porque não aspiro destaque. Sou um humilde servo, pela graça de Deus e da Santa Igreja, Bispo de Picos. Mas, ao mesmo tempo, fico muito contente, porque todos fizeram isso com muito gosto. Eu fico agradecido.”