Bispo de Picos realiza 2ª Visita Pastoral à Paróquia São José em Betânia do Piauí

No período de 09 à 12 de novembro de 2023, a Paróquia São José, em Betânia/PI, recebeu a 2ª Visita Pastoral de Dom Plínio Luz, bispo diocesano de Picos. A visita marcou um importante momento de aproximação entre o Bispo e as pessoas da Paróquia.

No primeiro dia, Dom Plínio Luz dedicou seu tempo fazendo visita às comunidades dos Setores 04 e 07 da Paróquia às pessoas enfermas e idosas, demonstrando seu compromisso com a Pastoral da Saúde e da Pessoa Idosa. Além disso, o bispo teve a oportunidade de conhecer de perto o ambiente educacional, como a Unidade Escolar Maria Natividade. Participou também da reunião com todas as Pastorais, Grupos, Movimentos e Serviços da Paróquia.

Nos dias seguintes, além de continuar as visitas às comunidades, Dom Plínio, visitou também o Posto de Saúde Dirceu Arcoverde, abençoando todos os que estavam presentes. O enfermeiro  Dormicio Cordial, expressou sua satisfação em receber o Bispo no Posto de Saúde: “Ter a presença do Bispo conosco, conhecendo as instalações e nos abençoando é uma satisfação. Que sirva para nós como um incentivo que é cuidar dos que mais precisa”, falou.

 

Dom Plínio Luz, participou também de reuniões com a Pastoral do Dízimo,  Conselhos Paroquiais de Pastoral,  Econômico e Comunitários, bem como com a Catequese de Crianças, Crisma, Pastoral do Batismo, Casais do ECC e a Pastoral Familiar.

Vale destacar que Dom Plínio não esteve sozinho durante toda a Visita Pastoral. Em todas as ocasiões, ele foi acompanhado pelo  pároco da Paróquia, Pe. Francisco Berto, pela Irmã Maria Janete e alguns jovens. Também foi expressiva a participação de grande número de fiéis nas celebrações durante a visita.

Para o pároco, Pe. Francisco Berto, “a Visita Pastoral do Bispo, tem a função de revigorar todas as forças vivas da nossa Paróquia, inclusive o Padre fica renovado, tudo fica renovado, pois o Bispo é uma pessoa escolhida por Deus como o sucessor dos apóstolos. Ele trás a mensagem do Evangelho de Nosso Senhor, para poder fortalecer tudo o que existe na nossa Paróquia”, disse.

 

Antes de concluir a Visita Pastoral com a Missa de encerramento, dom Plínio reuniu-se na Secretaria Paroquial com o Pároco e as secretárias da Paróquia, para ver os livros paróquias de anotações de Batismos e de Casamentos, bem como o Livro de Tombo e os livros contábeis da Paróquia.

 

 

Esta foi a 47ª Visita Pastoral que Dom Plínio realizou durante os 19 anos, como bispo da Diocese de Picos.

O relatório completo e as fotos das experiências vivenciadas pelo Bispo durante a Visita Pastoral, você pode conferir nos links abaixo:

Fotos do Primeiro Dia

Fotos do Segundo Dia

Fotos do Terceiro Dia

Fotos do Encerramento

RELATÓRIO DA 2ª VISITA PASTORAL DE DOM PLÍNIO LUZ À PARÓQUIA DE BETÂNIA DO PIAUÍ

HOMENAGEM AO BISPO

 

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email