Na manhã deste sábado, 24 de agosto de 2024, aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), em Picos, a Assembleia Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa. O encontro, que acontece anualmente, contou com a presença dos coordenadores e líderes da Pastoral, além do Padre Referencial das Pastorais Sociais da Diocese, Pe. Gildo Coelho, e do Bispo Diocesano, Dom Plínio José.

A Assembleia teve como foco principal a evangelização, a troca de experiências, a avaliação das atividades realizadas e o planejamento das ações futuras da Pastoral.

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, crença religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua autorrealização.

Pe. Gildo Coelho, durante o evento, ressaltou a importância da Pastoral: “Essa é uma Pastoral importante, pois lida com o cuidado de muitos idosos que, muitas vezes, não recebem a atenção necessária de suas famílias ou que precisam de cuidados e acompanhamentos especiais. ”

Ana Monteiro, uma das participantes da Assembleia, falou sobre a importância do encontro: “É um momento para nós, que fazemos parte dessa Pastoral, refletirmos sobre a nossa caminhada e buscar maneiras de melhorar e planejar os próximos passos.”