A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Regional Nordeste 4, que compreende o Estado do Piauí, juntamente com a Comissão Episcopal para a Ação Sócio Transformadora – CEPAST Regional NE4, a Cáritas Brasileira Regional Piauí, Comissão Pastoral da Terra – CPT Regional Piauí e Comissão Brasileira Justiça e Paz – CBJP Regional Piauí, se reuniu na tarde da última quarta-feira, 09/07, na residência episcopal da Arquidiocese de Teresina, com as Secretárias de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares; da Relações Sociais, Núbia Lopes e o Secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim.
O objetivo da reunião foi a retmada da Comissão de Políticas Públicas para Mediação de Conflitos – CPP, com representação do Governo e Sociedade Civil.

Criada em 2018 com a denominação de Grupo de Trabalho Romaria da Terra, tem o papel de organizar as prioridades de atendimento do Governo descobertas e demandadas nos processos de preparação e realização das Romarias da Terra e da Água no Piauí. Paralisada desde a pandemia, foi transforma na Comissão de Políticas Públicas para Mediação de Conflitos por decreto da ex Governadora Regina Sousa, e deve focar mais na concretização de um protocolo a ser observado quando houver planejamento de implantação de um grande projeto econômico. A perspectiva é que o Estado antecipe as garantias da vida aos povos, comunidades e territórios potencialmente impactados pelos grandes projetos econômicos.
“A Igreja é cuidadora da vida. O Estado é cuidador. O povo é o nosso maior patrimônio. Portanto, queremos que o crescimento chegue inclusivo e de frente para o povo. Não compreendemos desenvolvimento que comprometa a dignidade da vida”, afirmou Dom Juarez Marques, Presidente da CNBB Regional.
 
													 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								