A Diocese de Oeiras recebeu, de 05 a 07 de setembro, a 18ª Assembleia Regional de Catequese. O encontro teve como tema “Catequese inclusiva” e lema “Levanta-te e vem para o meio” (Mb 3,3b) e contou com assessoria da coordenadora da Pastoral da inclusão da Diocese de São Carlos-SP e membro da Comissão de Catequese Inclusiva do Regional Sul 1 da CNBB, Michele Toso Capellini.
Também esteve presente o arcebispo de Teresina e membro da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Juarez Marques; o bispo de Oeiras, Dom Edilson Nobre e o coordenador regional para a Animação Bíblico-Catequética, padre Estevão Prondi. Participaram catequistas de todas as dioceses do Piauí, além de padres e religiosas que coordenam a Animação Bíblico-Catequética em todo o Regional Nordeste 4.
Para a assessora, a catequese inclusiva é um desafio que implica mudar a maneira de catequisar como um todo. De acordo com Michele, na educação inclusiva não se espera que a pessoa com deficiência se adapte à catequese, mas que esta se transforme de forma a possibilitar a inserção daquela: “Precisamos utilizar os meios e os instrumentos adequados para fazer com que crianças e jovens encontrem na igreja um ambiente acolhedor, capaz de proporcionar um aprendizado efetivo, tanto do ponto de vista da educação na fé quanto social”, propôs.
Fonte: CNBBne4
 
													 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								