As atividades do segundo dia da Assembleia Diocesana de Pastoral 2015 teve início às 08:15h da manhã com um momento de oração. A seguir, o bispo de Picos, Dom Plínio Luz proferiu palavra de acolhida enfatizando: “Animados na fé e firmes na esperança, vamos continuar nossa Assembleia com o intuito de dar respaldando a realidade da Igreja na América Latina. Esperamos que hoje seja de bom proveito para partilharmos as diretrizes que irão nos auxiliar nos próximos quatro anos”, ressaltou.
O segundo dia da Assembleia foi marcado pelo estudo do Documento 102 da CNBB (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil) versão atualizada. O estudo foi aprofundado pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Francisco de Assis. Na ocasião, refletiu sobre as urgências e pistas de ação, processo de planejamento, execução e continua avaliação das diretrizes para transforma-las em planos de pastoral.
Em seguida, os participantes se reuniram por Zonal para elaboração do Projeto Diocesano de Pastoral 2015 – 2019 e Regimento interno do Funcionamento do Centro de Pastoral Diocesano. Ao retornarem, os grupos apresentaram as propostas discutidas pela equipe que serão sintetizadas no relatório final da assembleia.
A programação da manhã encerrou-se com apresentação do Informativo Assembleia 2015 produzido pela assessoria de comunicação da diocese.
À tarde, as atividades iniciaram às 14:00h com um momento de oração. Em seguida, o Coordenador Diocesano do Dízimo, Pe. Wagner Carvalho apresentou a metodologia e os avanços da Pastoral do Dízimo, ressaltado que a Diocese de Picos é referencial a nível nacional devido a sua experiência com o dízimo demostrando a possibilidade de tal experiência aparecer relatada no material de estudo da CNBB.
A seguir, o Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico do Regional Nordeste IV da CNBB, Pe. João Pereiro, apresentou informações sobre a Carta Apostólica em forma de motu próprio “Mitis ludex Dominus lesus”, sobre a reforma do processo canônico para as causas de nulidade do matrimonio. A carta foi lançada em 08 de setembro de 2015 e entra em vigor em 08 de dezembro de referido ano.
Às 17:15h aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Francidilso Silva e concelebrada pelo Bispo diocesano e demais sacerdotes presentes. Logo após, Dom Plínio fez apresentação do pré-projeto de acolhida e peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida na Diocese de Picos. A seguir, foram apresentas as sugestões e eleição dos novos padres referencias para as pastorais da diocese. Posteriormente será divulgado o nome de todos.