Pastoral da Criança da Diocese de Picos realiza Assembleia

Nos dias 23 3 24 de novembro de 2013, no Centro de Treinamento Diocesano (CTD) da Diocese de Picos, aconteceu a Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança que contou com a participação de 24 pessoas entre equipe de Setor, coordenadores de ramo e área a representante da Coordenação Estadual.

No sábado dia 23, a assembleia teve início às 07h com a Acolhida dos Participantes feita pela Equipe de Setor. A apresentação dos presentes aconteceu com a dinâmica “Ciranda da Pastoral”, facilitada pela Raimundinha Silva, representante da Coordenação Estadual (“Eu te acolho, eu te dou espaço, caminhamos juntos”).

O momento seguinte foi a Oração Inicial, onde a Coordenadora do Setor, Irmã Dulcinéia convidou a todos para rezar pela Pastoral da Criança em nossa Diocese e a pedir a sabedoria do Espírito Santo para a realização da Assembleia.

A atividade principal da manhã foi o estudo do Documento 104 da CNBB (Igreja: Comunidade de Comunidades), ministrado pelo Pe. Flávio Santiago. Pe. Flávio falou sobre a mudança de época que afeta o mundo, as pessoas e consequentemente a Igreja, os efeitos da Revolução Digital e os novos modelos de família. Falou também que a Igreja e suas comunidades são “como o rio principal e seus afluentes: que só são grandes porque os rios pequenos despejam neles as suas Águas”. Assim como a Diocese, a Pastoral da Criança também tem suas áreas, ramos e comunidades e que sua missão principal é encontrar uma maneira de levar o povo a conhecer Jesus. De forma especial na Pastoral da Criança, o encontro com Cristo desde o ventre materno até os seis anos de idade.

À tarde, as coordenadoras de ramo apresentaram as conquistas de suas comunidades. Raimundinha, da Coordenação Estadual apresentou a todos os relatórios de Metas e Cobertura da Pastoral da Criança: onde já existe Pastoral, quantas crianças são atendidas e em quais cidades da Diocese ainda não tem a Pastoral. Em seguida, Leidiane Rocha, do Conselho Econômico fez a apresentação dos relatórios financeiros e das prestações de contas do Setor e dos Ramos. Encerrando as atividades, todos participaram da Santa Missa, na Capela do CTD, presidida pelo Pe. Carlos Danilo.

Á noite, houve a confraternização da Pastoral, onde foi realizado o Amigo Secreto, o Bingo da Amizade e dinâmicas de socialização.

No domingo, dia 24, a Líder Noêmia do Ramo de São José Operário conduziu o momento de espiritualidade. Iniciando os trabalhos, as coordenadoras se reuniram em áreas para realizar o plano de ações para o ano de 2014. Após as apresentações dos planos de ação, a irmã Dulcinéia informou a todos sobre o Leilão Oculto que o Setor está promovendo em prol da Pastoral da Criança e realizou a avaliação da Assembleia. Concluindo a assembleia Sebastião Santos, da equipe de coordenação de setor conduziu a mística de envio, onde todos receberam bênçãos para voltar para suas comunidades fortalecidos para cumprir a missão de levar a vida em abundância para a infância.

Fotos: Júnior Sá.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email