Milhares de pessoas participaram nesta terça-feira, 04 de outubro, às 07 horas, da Missa Solene de Festa de São Francisco de Assis, na paróquia que o tem como padroeiro, com sede no bairro Junco, em Picos – PI. A Celebração Eucarística da 34ª Festa de São Francisco de Assis foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.
Concelebraram a Eucaristia, o pároco da Paróquia São Francisco de Assis, padre Sebastião Francisco dos Santos; o pároco da Paróquia São José Operário, padre Adalto Vieira dos Santos Filho; o pároco da Catedral, padre Francisco Pereira Borges; o vigário paroquial da Catedral, padre David de Sousa Barros e os alguns padres da diocese de Picos, mas que residem em outras dioceses.
Procedentes das diversas comunidades de Picos e da macrorregião, os devotos e peregrinos começaram a chegar à igreja Matriz de São Francisco de Assis, bem cedo. O aglomerado de fiéis foi crescendo com a chegada de outras centenas de admiradores do Santo Padroeiro até se formar uma multidão.
A cada ano, aumenta o número de pessoas que participam da cerimônia religiosa. Para Dom Plínio, a presença de tantas pessoas se atribui ao anuncio do evangelho e ao exemplo de São Francisco. “Primeiro é o anúncio do evangelho que chegou ao coração das pessoas que tiveram a coragem de anunciar Jesus Cristo e apontar como sinal verdadeiro, mas também a São Francisco que foi um assimilador do evangelho, ele encarnou na sua vida o evangelho assumindo a pobreza, a simplicidade, a humildade e o serviço aos irmãos e irmãs”, disse.
O padre Sebastião Santos, que participou pela primeira vez da festa como pároco, agradeceu a participação dos leigos e colaboradores. “Gratidão pela presença de inúmeras pessoas que vieram das mais diversas comunidades e cidades da macrorregião de Picos, pessoas que vieram movidas pela fé e pelo testemunho de vida de São Francisco. Ele viveu em tudo a palavra de Deus e soube amar a Jesus Cristo a tal ponto de ser confundido com Jesus”, concluiu.
A festa do padroeiro teve dois objetivos principais: o primeiro foi fazer com o que o tema escolhido fosse uma preocupação de todos, evangelizando o ser humano para que ele possa conviver bem com o mundo em que ele vive, tendo como fundamento a palavra de Deus; o segundo objetivo foi a manutenção da igreja, a instalação da climatização através da participação da comunidade.