IV Grito Do Semiárido Piauiense no Território Serra Da Capivara

O IV Grito do Semiárido Piauiense “A política Pública para o Semiárido e a intervenção da Mineração” será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2014, em São Raimundo Nonato.

O Grito do Semiárido Piauiense é iniciativa de luta popular de agricultores/agricultoras familiares em vista de uma política pública permanente no semiárido. O objetivo do IV Grito do Semiárido Piauiense é marcar uma agenda de esclarecimentos e providências relativas aos direitos das famílias das áreas atingidas e em prospecção no Território Serra da Capivara, no Piauí e estados visinhos. Nesse sentido será realizada uma audiência pública dia 17/09/2014, às 9h:30 no espaço do Poliesportivo da UESPI, em São Raimundo Nonato.

Serão convidados para a audiência os titulares do Ministério Público Federal e Estadual, incluindo a Promotoria Pública Ambiental sediada em São Raimundo Nonato – PI. Até o momento as organizações que promovem o 4° grito e entidades parceiras apostam na reunião de mil pessoas das áreas em prospecção ou em conflito.

No dia 16 de outubro/2014 acontecerá no centro diocesano D. Inocêncio em São Raimundo Nonato, um seminário com lideranças das diversas áreas de conflito, para aprofundamento da temática com uma mesa compostas por entidades de assessoria; depoimento de famílias de áreas atingidas: Quilombo Lagoas-SRN, Morro do Mel-SRN, Baixio dos Belos – Curral Novo – PI, Lagoa do Mato – Caracol – PI, Angico dos Dias – BA; Capitão Gervásio Oliveira – PI, Quilombo Tapuio – Queimada Nova – PI; São João do Piauí;assessoria de advogados/as sobre direitos das regiões e famílias atingidas; escolha dos depoimentos que serão apresentados na audiência pública do dia 17.

A marcha do IV Grito do Semiárido Piauiense será realizada dia 17/09/2014, com saída da Avenida João Dias, a popular Avenida dos Estudantes, às 7h: 40 com destino ao Poliesportivo, chegada prevista para as 9h: 20 para participar da audiência pública. Anterior a esse momento, o café da manhã comunitário será servido às 6h: 30 da manhã também na Avenida dos Estudantes.

Apoiam e participam do Grito: CÁRITAS DIOCESANA DE SÃO RAIMUNDO NONATO;COMISSÃO PASTORAL DA TERRA – CPT DIOCESANA DE SÃO RAIMUNDO NONATO; FÓRUM DIOCESANO DE PASTORAIS SOCIAIS DA DIOCESE DE SÃO RAIMUNDO NONATO; SECRETARIADO REGIONAL DA CÁRITAS BRASIELIRA NO PIAUÍ; COMISSÃO PASTORAL DA TERRA REGIONAL – CPT PIAUÍ; FETAG –PI; CENTRO POPULAR CULTURAL E EDUCACIONAL DO SERTÃO PIAUIENSE; INSTITUTO OLHO D’AGUA; CELTA; OBRA KOLPING PIAUÍ; CENTRO MANDACARÚ; COOTAPI & ASSOCIADOS; GRUPO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – DIHUCI / UFPI; CPT JUAZEIRO – BA; ASSOCIAÇÃO DO QUILOMBO LAGOAS – TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA; MOVIMENTO CAPOEIURA DE QUILOMBO; QUILOMBOS – PI; ESCOLAR COMRÁDIO BRASIL – PROJETO JOVENS RADIALISTAS DO SEMIÁRIDO; SINDSERM – SRN; UNIÃO DAS MULHERES DO TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA- UMT E FÓRUM PIAUIENSE DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO – FPCSA.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email