Nesta segunda-feira, (20/10), novos ministros da sagrada comunhão da comunidade São João Batista, Massapê do Piauí receberão a missão de se tornarem anunciadores de Jesus bem como de sua presença sacramental na Eucaristia.
A Missa da Investidura será celebrada às 19:00h, na Igreja de São João Batista pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva.
Surgido após o Concílio Vaticano II, o ministério extraordinário da sagrada comunhão é dado a um leigo a permissão, de forma temporária, de distribuir a comunhão aos fieis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero, ou diácono) que o possa fazer.
Chama-se extraordinário porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fieis que receberam o sacramento da ordem. É a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.