Hoje inicia-se um novo tempo litúrgico chamado QUARESMA. A quaresma é um grande retiro espiritual em preparação para a PÁSCOA de Jesus. A Quaresma “vai da 4ª Feira de Cinzas até a missa da Ceia do Senhor”. É o tempo para preparar a celebração da Páscoa.
Na Diocese de Picos, a celebração eucarística com imposição das cinzas e abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2014, aconteceu às 09h, desta quarta-feira, dia 05 de março de 2014. A Santa Missa foi presidida pelo o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres, Francisco Pereira Borges e Francidilso Silva do Nascimento.
A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema, “Fraternidade e Tráfico Humano”, e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou.” (Gl 5,1).
Para o Bispo Diocesano, Dom Plínio José, a quaresma é um tempo forte onde o ser humano não deve mostrar só palavras, mas atos concretos. “Não adianta falarmos e não agirmos. Este ano a campanha da Fraternidade traz um tema muito forte que é sobre o tráfico humano e a Igreja tem esse objetivo de durante o período quaresmal identificar os tipos de tráficos que existem, principalmente no nosso meio”, disse.
No final da Santa Missa, o pároco da Paróquia de Nossa senhora dos Remédios, Pe. Francisco Borges fez apresentação da Equipe Diocesana Permanente de Campanhas da Diocese, destacando a importância de cada um na caminhada da Igreja Diocesana. Na oportunidade convidou toda comunidade para participar da “Caminhada Pela Liberdade da Mulher” que será realizada no dia 08 de março, dia internacional da mulher. Com início às 07h na Igreja São Vicente de Paula, bairro São Vicente, com percurso pelo centro da cidade de Picos e encerramento na Catedral Nossa senhora dos Remédios.
Segundo a integrante da Equipe Permanente de Campanhas, Francisca Borges, a caminhada será promovida pela Equipe permanente de Campanhas, Rede um Grito Pela Vida ambas da Diocese de Picos e pela União das Mulheres Picoenses – (UMP). No percurso será abordado as quatro esferas do tráfico humano, (1ª Exploração Sexual, 2ª Trabalho Escravo, 3º Adoção irregular, 4º Venda de órgão).
Veja as imagens no álbum de fotos deste mesmo site.