Nesta quinta-feira, (21/09/2023), a Diocese de Picos, uma das circunscrições eclesiásticas da Igreja Católica Apostólica Romana no Estado do Piauí, completa 48 anos de instalação canônica. A criação da mesma ocorreu no dia 28 de outubro de 1974, pela bula “Eminem Later”, do Papa Paulo VI, desmembrada da Diocese de Oeiras. A instalação aconteceu no dia 21 de setembro de 1975.
Com sua área geográfica de 23.121 km², 42 municípios, 27 paróquias, 04 áreas pastorais e 600 comunidades, a Diocese de Picos tem desempenhando um papel fundamental na vida espiritual e religiosa do povo de Deus na região centro-sul do Estado do Piauí.
Dom Plínio José da Luz Silva, bispo diocesano, como sucessor dos apóstolos, com a colaboração dos presbíteros, continua sua missão de santificar, ensinar e governar a Igreja na região que lhe foi confiado o pastoreio.
Neste aniversário dos 48 anos, a Diocese reafirma seu compromisso com a evangelização, formando discípulos missionários de Jesus Cristo e com o firme propósito de continuar defendendo a vida em todas as suas fases e variadas circunstâncias.