O primeiro escrutínio para a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo IInter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado ainda na noite de ontem, 21, reelegeu o bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin, para presidente da comissão. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira, 22.
O presidente reeleito recebeu 197 votos do total de 276, superando a maioria absoluta exigida no escrutínio, que era de 139 votos. O bispo já está à frente da Comissão desde 2011.
Currículo
Dom Francisco Biasin nasceu em 1943 na cidade de Arzercavalli, em Pádua, na Itália. Estudou Filosofia e Teologia no Seminario Maggiore di Padova, da Itália, e comcluiu sua especialização em Catequese pelos Salesianos em Milão.
Foi ordenado sacerdote em 1968, em Padova, na Itália, e após um curso de Espiritualidade Sacerdotal organizado pelo Movimento dos Focolares veio para o Brasil como sacerdote fidei dinum, para trabalhar na diocese de Petrópolis (RJ).
Em julho de 2003 foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo da diocese de Pesqueira (PE), onde permaneceu até 2011, quando nomeado pelo papa Bento XVI bispo auxiliar da diocese de Barra do Piraí. Em outubro de 2012, Bento XVI também o nomeou membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano.
Dom Biasin tem como lema episcopal “Dar a vida pelos irmãos”.