Clero Diocesano de Picos realiza reunião por videoconferência

Nesta quinta-feira (28/05), às 09:00h, aconteceu a reunião do Clero Diocesano de Picos por videoconferência. Essa foi a primeira vez que o grupo formado pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, padres e diáconos, utilizaram a ferramenta para reunir-se sem sair das cidades onde residem.

O início da reunião deu-se com a oração da Hora Nona da Liturgia das Horas, a qual foi oferecida pelo Povo de Deus, especialmente por aqueles que se dedicam neste período aos trabalhos essenciais nas nossas comunidades, como os profissionais da saúde.

Dentre a pauta que conduziu as reflexões estavam a possibilidade de reabertura das igrejas para acolher os fiéis por ocasião das celebrações litúrgicas, inclusive durante os festejos dos padroeiros das paróquias e comunidades. Sobre o assunto, chegou-se à conclusão de que só será possível voltar a acolher as pessoas para Missa presencial, sem restrições, quando os órgãos oficiais de referência, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado do Piauí, se pronunciarem sobre a superação dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Outra pauta apresentada foi a Campanha “É Tempo de Cuidar” da Cáritas Diocesana de Picos em parceria com a Cáritas Brasileira. Em breve, 397 (trezentas e noventa e sete) cestas básicas serão distribuídas nas 28 paróquias e áreas pastorais da Diocese, cuja metodologia de seleção das famílias a serem beneficiadas vai ser realizada da melhor forma, em cada paróquia e área pastoral, com um olhar atento às famílias que não receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal e, por isso, encontram-se em maior necessidade.

Escolher pela vida (cf. Dt 30,19) é uma atitude imprescindível e inquestionável no momento atual por parte da Igreja. Neste sentido, neste período de pandemia, a Diocese de Picos mantém firme o seu cuidado espiritual e social com os fiéis. Com esperança renovada, pede ao Senhor Ressuscitado que envie o Espírito Santo, Dom de Deus, Consolador dos aflitos, a fim de que possa assumir com ardor a missão evangelizadora.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email