Centenas de fieis Católicos se reuniram no fim da tarde deste domingo para Celebrar a abertura da Semana Santa com a procissão dos Ramos e a Santa Missa na Paroquia São Simão em Simões Piauí. Foi também acolhido o Diácono Marcos Roberto, que auxiliará os serviços pastorais de toda a paroquia.
Uma multidão se reuniu na Igreja de Nossa Senhora da Soledade na PI 142, onde de lá iniciaram a celebração deste Domingo de Ramos e em seguida saíram em procissão até a Igreja Matriz de São Simão, no centro da cidade.
O Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciar a nós mesmos, morrer na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvar este mundo.
“O tempo quaresmal em si já nos convida a uma maior vida de oração, de reflexão, e a Semana Santa é o cume desse tempo, é um período em que nos reunimos em família, mas, sobretudo, um tempo de silencio, recolhimento, oração, jejum, penitencia e caridade. Na Semana Santa celebramos a Morte e Ressurreição de Cristo, e a forma mais ideal de bem celebrar esse momento, é participando das atividades religiosas em nossas igrejas e comunidades”, afirmou o Padre Miguel Feitosa, pároco da Paroquia São Simão.
Neste domingo de Ramos, os paroquianos de São Simão, recepcionaram o Diácono Marcos Roberto Vieira, que passará seis meses auxiliando nos serviços pastorais desta paroquia.
Na homilia, o Diácono Marcos Roberto demonstrou grande alegria pelo acolhimento que teve tanto por parte do Padre Miguel (Pároco) como por parte dos fieis.
“Estou no meio de vocês como um irmão que quer junto com cada um contribuir para a construção do Reino de Deus nesta Paróquia. Não me sinto superior, mais igual a todos e estou no meio de vocês como aquele que serve e vamos juntos fazer deste tempo um Kayrós, tempo da graça do Senhor, e por isso vos convido a que nos deixemos ser tocados pelo amor misericordioso de um Deus que se faz homem para assumir nossas dores e, aceita livremente morrer na cruz e ressuscita por amor de nós, a fim de nos resgatar para Deus. Portanto, façamos de nossas ceias, feitas em nossas casas uma preparação para a ceia maior que é o banquete eucarístico, sim, pois na missa revivemos o Mistério Pascal de Cristo, o Pão e o vinho são transubstanciados em corpo e sangue de Jesus nosso salvador, alimento salutar de nossa alma”, disse.
Durante toda esta Semana Santa a Paróquia São Simão preparou um roteiro de encontros e celebrações, onde todos os fieis terão a oportunidade de participar das atividades e liturgia desse tempo tão significativo para a vida dos Cristãos.
Fotos: Ronael Carvalho