O Instituto das Irmãs Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus (IMCEJ), fundado no dia 02 de julho de 1964, na cidade de Ananindeua – Belém (PA), tendo como fundadoras as Irmãs Filomena da Amorim, Benedita de Sousa e Maria Luzia Botelho, comemora nesta quarta-feira 02 de julho, 50 anos de fundação. A Celebração Eucarística em ação de graças ao Jubileu acontecerá às 09h, na Igreja Matriz da Paróquia São Pio X, que contará com a presença de bispos, padres, familiares e amigos das religiosas.
Como parte das comemorações, nos dias 30/06 e 01/07, as Irmãs receberam a Visita Canônica do Arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o qual encerrou a visita com a Celebração Eucarística que contou com a presença do bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e o Pe. Heleno Raimundo da Silva (amigo das irmãs).
No final da celebração, o Pe. Heleno fez a leitura do Decreto de Constituição Canônica da criação do Instituto das Irmãs Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus (IMCEJ), que em seguido foi apresentado pelo bispo Dom Alberto Taveira Corrêa.
Das três fundadoras, apenas a Ir. Maria Luzia Botelho continua viva, participou da celebração e falou sobre a criação do Instituto. “Quando cheguei a Belém do Pará as irmãs Benedita e Filomena já estavam aqui, elas vieram com a intenção de fundar uma obra que desse assistência aos sacerdotes nas paróquias, mas, a minha intenção era trabalhar com crianças carentes, com as mães solteiras e com os empobrecidos. Daí elas me convidaram e aí eu respondi: vamos então unir as duas coisas, e realmente entramos em acordo, unimos as duas intenções e criamos o Instituto”, afirma a irmã Maria Luiza que disse mais, “E hoje, após 50 anos, me sinto realizada, sinto que nós já fizemos uma longa caminhada, não foi fácil, mais Deus nos encheu de todas as graças que necessitávamos de modo especial a mim que dinamizei a Obra porque já vinha de uma congregação com bastante experiência. Olhando para futuro vejo o Instituto com um olhar de preocupada, porque vejo poucas vocações, mas ao mesmo tempo, um olhar confiante, porque as irmãs que temos são dinâmicas, estamos tentando fazer aquilo que pensamos desde o começo, que é realmente ajudar os sacerdotes e os empobrecidos”, conclui.
Atualmente as irmãs estão presentes nos estados do Pará, Ceará, Pernambuco e Piauí. Durante esses 50 anos as religiosas tem buscado forças e sabedoria necessárias para atender a exigência da sua missão. Aqui na Diocese de Picos, as religiosas atuam na cidade de São Julião.
Antecedendo a comemoração do Jubileu, em 2013, as irmãs fizeram uma Romaria em peregrinação por todos os lugares onde a Congregação está presente. Na diocese de Picos, as religiosas realizam a abertura com uma Missa celebrada no dia 02 de julho, pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. Mais informações sobre a Romaria confira no link.
As principais atividades das Irmãs Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus estão voltadas para os empobrecidos em situação de vulnerabilidade social, conforme os apelos da realidade missionária, crianças e adolescentes que vivem em situações de risco, sacerdotes na missionariedade e formação e animação vocacional, bem como nas diversas atividades pastorais em Comunidades inseridas.
Acesse o link e confira todas as imagens