Zonal III da Diocese de Picos realiza formação com catequistas

As Paróquias de Pio IX e Fronteiras que formam o Zonal III da Diocese de Picos participaram no sábado,  (14/04) de uma formação Catequética realizada no Centro Pastoral na cidade de Fronteiras. O encontro teve início às 9h com a acolhida. Em seguida, a professora da Escola de Pastoral Catequética da Arquidiocese de Fortaleza-CE, Erivan Silva, iniciou a formação com a temática “A catequese a serviço da iniciação à vida cristã e a inspiração catecumenal”.

Foi um dia de estudo e reflexão acerca da temática. Conforme a assessora, a problemática que desafia a missão da Igreja e todo fazer catequético é sem dúvida nenhuma a passagem da iniciação cristã que é resumida quase sempre à preparação do Batismo, a confirmação e a Eucaristia. “Aqui muda completamente aquela compreensão que nós tínhamos da catequese porque até então a gente tem a compreensão de que catequese é para preparar apenas para os sacramentos, e isso é um desafio que precisa ser superado”, pontua.

Ainda segundo Erivan, “O grande desafio neste novo paradigma catequético é fazer com que as pessoas compreendam que a catequese não é só para preparar única e exclusivamente para os sacramentos, mas preparar as pessoas a viverem de fato uma vida cristã”.

Através de trabalhos em grupos, as catequistas de cada paróquia colocou sua opinião em relação a essas mudanças na catequese, que para eles não é um dever somente da catequese, mas das pastorais como um todo.

Por: Pascom/Pio IX

Cleuma Silva

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!