Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus (Teologia)

O Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, da Província Eclesiástica do Piauí, é a realização de um sonho de nosso Episcopado do Piauí.

Sua finalidade é a formação específica dos candidatos ao presbiterato das dioceses do regional Nordeste IV, podendo eventualmente receber candidatos de outras dioceses.

A fundação e instalação do mesmo aconteceram no dia 05 de março de 1983, na ocasião em que foi celebrada a Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Freitas Falcão, e concelebrada pelos Bispos do Piauí.

Foi aberto com 24 seminaristas, tendo como reitor o Pe. José González Alonso e como diretor de estudos o Pe. Raimundo José Airemorais Soares. Sem sede própria, funcionou inicialmente, onde atualmente é o Centro Guadalupe, na Vila Operária, enquanto as aulas eram ministradas no Edifício Paulo VI.

No dia 19 de agosto de 1984, foi inaugurada a sede própria do seminário, situada à Rodovia Palmeirais – PI 130, Km 08, Teresina – PI.

Em 1994 o Seminário foi dividido em duas casas; permanecendo a sede inicial como casa de teologia e a casa Dom Edilberto Dinkelborg, no Angelim, como casa de Filosofia. As duas casas constituem o Seminário Maior do Piauí e aos poucos foi se formando o Centro de Estudos do mesmo. Este centro de Estudos passou a se chamar ICESPI (Instituto Católico de estudos Superiores do Piauí), que foi criado no dia 30 de junho de 2004 sendo mantido pela Associação Piauiense de Cultura Superior (SOCULTURAS), e no dia 23 de fevereiro de 2007 ocorreu solenemente a inauguração das instalações do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI).

EQUIPE DOS FORMADORES

Reitor: Pe. Antônio de Oliveira Soares (Diocese de Parnaíba);

Vice-Reitor: Pe. Igor Etevan Torres Almeida Carvalho (Arquidiocese de Teresina)

Diretor Espiritual: Pe. Willian Alves dos Santos (Arquidiocese de Teresina)

Felipe dos Santos Bezerra
Marcelo Daniel Soares da Silva
João Paulo de Sousa Aquino
Carlos Alves da Purificação
José Noé Macedo de Morais
Bruno Manoel de Holanda Silva

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email