Pe. Wagner Carvalho defende sua Tese de Mestrado em Roma

Na manhã dessa terça-feira (12/06), Pe. Wagner Francisco de Sousa Carvalho, membro do clero da Diocese de Picos – PI, defendeu sua dissertação de Mestrado na Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), em Roma, com o título “O Presbítero e a Iniciação à Vida Cristã na comunidade: linhas orientativas para uma competência animadora”.

O argumento trata de delinear qual a participação efetiva do presbítero ao interno do referido itinerário, reconhecendo a iniciação como obra que tem como primeiro responsável o bispo, e a comunidade como sujeita da mesma (Cf. DGC 220). Ressalta, ainda que, o agir do presbítero não pode ser identificado como causa de dependência pastoral, nem como limite das tarefas e ministérios dos catequistas leigos a serviço do itinerário. No entanto, propõe que, diante das rápidas e profundas transformações de nossa época, e das exigências que a evangelização nos apresenta, se torna necessário redefinir a missão do presbítero a partir de sua competência animadora, compreendendo essa como uma qualidade específica, por meio da qual, ele integra seus recursos internos e externos no seio da comunidade, considerando a memória e a esperança de seus membros e grupos nas mais diversas situações, – econômica, política, social, cultural, ecológica e religiosa -, para escutá-los, acompanha-los, avaliar, discernir e decidir por conteúdos e estilos adequados ao itinerário, a fim de despertar, purificar, reforçar a fé e a promoção, crescimento, amadurecimento e projeção do sentido pleno da vida humana, sendo esta, consequência de uma decisão livre e responsável per e à luz do Evangelho de Cristo.

Padre Wagner estar em Roma desde agosto de 2016. Nestes quase dois anos, dedicou sua vida aos estudos, o que resultou sua aprovação com nota máxima “10”. “Sei que tudo é graça de Deus, mas procurei fazer por amor aquilo que estava aos meus limites humanos e o que a Igreja me confiou. É um sentimento de gratidão por mais uma missão realizada”, disse Pe. Wagner.

Com a conclusão do curso, Pe. Wagner deve retornar em breve à Diocese de Picos para continuar sua missão de sacerdote servindo ao seu povo.

 

Cleuma Silva

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Palavra do Bispo

Dom Plínio

Diocese de Picos

Calendário

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 « ‹jun 2018› » 

Facebook

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!