Pe. Wagner Carvalho defende sua Tese de Mestrado em Roma

Na manhã dessa terça-feira (12/06), Pe. Wagner Francisco de Sousa Carvalho, membro do clero da Diocese de Picos – PI, defendeu sua dissertação de Mestrado na Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), em Roma, com o título “O Presbítero e a Iniciação à Vida Cristã na comunidade: linhas orientativas para uma competência animadora”.

O argumento trata de delinear qual a participação efetiva do presbítero ao interno do referido itinerário, reconhecendo a iniciação como obra que tem como primeiro responsável o bispo, e a comunidade como sujeita da mesma (Cf. DGC 220). Ressalta, ainda que, o agir do presbítero não pode ser identificado como causa de dependência pastoral, nem como limite das tarefas e ministérios dos catequistas leigos a serviço do itinerário. No entanto, propõe que, diante das rápidas e profundas transformações de nossa época, e das exigências que a evangelização nos apresenta, se torna necessário redefinir a missão do presbítero a partir de sua competência animadora, compreendendo essa como uma qualidade específica, por meio da qual, ele integra seus recursos internos e externos no seio da comunidade, considerando a memória e a esperança de seus membros e grupos nas mais diversas situações, – econômica, política, social, cultural, ecológica e religiosa -, para escutá-los, acompanha-los, avaliar, discernir e decidir por conteúdos e estilos adequados ao itinerário, a fim de despertar, purificar, reforçar a fé e a promoção, crescimento, amadurecimento e projeção do sentido pleno da vida humana, sendo esta, consequência de uma decisão livre e responsável per e à luz do Evangelho de Cristo.

Padre Wagner estar em Roma desde agosto de 2016. Nestes quase dois anos, dedicou sua vida aos estudos, o que resultou sua aprovação com nota máxima “10”. “Sei que tudo é graça de Deus, mas procurei fazer por amor aquilo que estava aos meus limites humanos e o que a Igreja me confiou. É um sentimento de gratidão por mais uma missão realizada”, disse Pe. Wagner.

Com a conclusão do curso, Pe. Wagner deve retornar em breve à Diocese de Picos para continuar sua missão de sacerdote servindo ao seu povo.

 

Palavra do Bispo

Dom Plínio

Diocese de Picos

Facebook

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!