Padres da Diocese de Picos concluem curso de Especialização em Direito Matrimonial

Três padres da Diocese de Picos, Pe. Sebastião Francisco do Santos, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Bairro Junco, Picos – PI, Pe. Francisco Berto de Carvalho, Vigário Paroquial da Paróquia São Simão, Simões – PI, a serviço da Área Pastoral São Francisco de Assis, Curral Novo – PI, e o Pe. Paulo Henrique da Silva Oliveira, Pároco da Paróquia São João Batista, São João da Canabrava – PI, participaram nessa segunda-feira, 17 de dezembro, da cerimônia de conclusão do curso de Especialização em Direito Matrimonial, no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), em Teresina – PI. Também concluíram o curso com eles outros vinte e um participantes, entre sacerdotes, diáconos e leigos de todas as dioceses da Província Eclesiástica do Piauí.

A cerimônia de conclusão do curso teve início, às 18:30h, com a Missa. Estiveram presentes na cerimônia, Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo Diocesano de Parnaíba, Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, Bispo Diocesano de Campo Maior, Dom Edilson Soares Nobre, Bispo Diocesano de Oeiras, Dom Eduardo Zielski, Bispo Diocesano de São Raimundo Nonato, e Dom Alfredo Schäffler, Bispo Emérito de Parnaíba, bem como, alguns Presbíteros, seminaristas e leigos.

Após a Eucaristia, deu-se início no Auditório do Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, a solenidade de entrega dos Certificados, dando aos concludentes o título de Especialistas em Direito Matrimonial.

A iniciativa de formar pessoas na área do Direito Canônico, onde se trata especificamente de direito processual matrimonial, partiu dos bispos do CNBB Regional Nordeste 4, tendo por motivação, o apelo do Papa Francisco, onde no Motu Proprio “Mitis Iudex Dominus Iesus” pede que a Igreja aproxime ainda mais dos fiéis o seu aparato judiciário, isto é, que ela responda com maior agilidade às pessoas que recorrem aos tribunais eclesiásticos para a verificação da validade matrimonial.

De acordo com o Pe. Paulo Henrique da Silva Oliveira, “o curso de especialização proporcionará às dioceses do Regional Nordeste 4, não só a agilidade requerida nos tribunais, mas, acima de tudo, tranquilidade aos inúmeros irmãos e irmãs que esperam respostas acerca dos seus casamentos”.

O Pe. Sebastião Francisco do Santos, acentuou: “nele (curso de Especialização em Direito Matrimonial) tive a oportunidade de me aprofundar sobre o tema na perspectiva de poder contribuir com a Diocese de Picos junto às famílias que precisam de uma iluminação jurídica matrimonial para reconduzirem suas vidas dentro daquilo que nos propõe a Sã Doutrina”.

A Diocese de Picos tem a expectativa de que, em 2019, o Tribunal Eclesiástico, mediante os estudos que estão sendo feitos por parte de alguns dos seus Presbíteros, na área do Direito Canônico, possa oferecer aos fiéis uma maior agilidade no estudo e discernimento dos processos que nele tramitam.

Todos esses trabalhos têm por objetivo apascentar o povo de Deus e, pela Graça divina, garantir a salvação das almas.

Clique aqui para ver todas as fotos.

PASCOM Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Palavra do Bispo

Dom Plínio

Diocese de Picos

Calendário

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2019› » 

Facebook

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This